Discussão:Vinicius de Moraes

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa


Grafia do nome da mãe[editar código-fonte]

Lydia Cruz de Moraes e não Lídia Cruz. http://www.viniciusdemoraes.com.br/site/rubrique.php3?id_rubrique=12

Untitled[editar código-fonte]

Ele faleceu no dia 9 - mas foi no mês de junho ou de julho de 1980? Obrigado pelo esclarecimento, demage

"popularizou o soneto na língua portuguesa, e esta forma poética tornou-se quase associada ao seu nome"

O cara que escreveu isso viajou na maionese! Ele não deve ter ouvido falar de Olavo Bilac. MANDOU BEM

Grafia do nome[editar código-fonte]

Vinicius deve ser escrito com acento (Vinícius) ou sem? Nos discos e no título da Wikipedia é escrito sem, mas durante o artigo, em vários lugares, é escrito com acentuação. (o mesmo ocorre com Antônio em Antonio Carlos Jobim).

Quanto à grafia do sobrenome "Mello" ser com um ou dois "eles": O endereço [1] confirma que é com dois "eles". Scott MacLean 04:49, 22 Abr 2004 (UTC)Scott MacLean

  • Quanto ao Tom Jobim, o seu nome não tem acento. No entanto, a onomástica oficial da língua portuguesa, por força de um tratado ainda em vigor, obriga o uso das normas gramaticais corretas nos nomes próprios de origem portuguesa. Como na Wikipédia deve-se escrever de forma correta, fica Antônio. No caso do Vinicius, o nome também não tem acento (é só ver no site oficial). Só que eu não sei se a lei se aplica a esse nome ou se os casos em que estão escritos com acento se tratam apenas de erros. - Jucá Costa (contate-me), 20h29min de 28 de julho de 2009 (UTC)

Imagem[editar código-fonte]

Vinícius foi diplomata, devem existir várias fotos dele em missão oficial do governo brasileiro, em domínio público. Será que ninguém consegue encontrar alguma?

Acrescento também que ele foi embaixador ou cônsul no Uruguai em fins da década de 1950. Alguém tem esta informação mais detalhada?

Rossicev deixar mensagem 16h57min de 11 de Julho de 2007 (UTC)

Encontrei uma imagem do Vinícius de domínio público na Commons. Se ninguém for contra, vou substituir a imagem. Vou esperar 1 semana para comentários. Abraço, Editor br (discussão) 07h25min de 13 de Dezembro de 2008 (UTC)

Abrir o artigo com a imagem de uma caricatura do poeta? Mas que mau gosto! Não há uma imagem melhor? Uma fotografia?-Ana Bruta (discussão) 13h09min de 17 de novembro de 2012 (UTC)
As únicas imagens dele, disponíveis no commons, são as que estão no artigo. Achei diferente usar uma caricatura na infobox, mas não tenho nada contra ela. Geovani.s Msg - Contrib 20h50min de 17 de novembro de 2012 (UTC)

Nome[editar código-fonte]

O nome dele é Vinícius de MoraIs com "I", tanto é que o nome do pai dele também é com "I", acho que esse post deveria ser transferido e corrigido. o comentário precedente não foi assinado por Caio Atanasio (discussão • contrib.) Ruy Pugliesi discussão 23h52min de 29 de Setembro de 2008 (UTC)

Não. É Vinicius de Moraes. Verifique no site oficial. Ruy Pugliesi discussão 23h52min de 29 de Setembro de 2008 (UTC)

A INFINDÁVEL novela do nome[editar código-fonte]

Insistem em "corrigir" o nome e o sobrenome como "Marcus Vinícius da Cruz e Mello Moraes". Eu já cansei. Sério. A PRÓPRIA IRMÃ do poeta declarou: "E pela (espero) última vez (já o fizemos tantas vezes), queria deixar claro que Vinicius é Vinicius de Moraes - e nada mais. Foi registrado como Marcus Vinicius por meu pai, tendo Vinicius, já no ginásio, abandonado o Marcus, conforme consta no livro próprio do Cartório do Registro, passando a assinar-se apenas Vinicius de Moraes (xerox da identidade dele anexo). A lenda, mais uma, de ele chamar-se Marcus Vinicius da Cruz de Mello Moraes deve-se a uma brincadeira, em verso, de Manuel Bandeira depois de saber que Vina (seu apelido de família) tivera inicialmente o nome de Marcus Vinicius e que ele descendia, por parte materna, da família Burlamaqui dos Santos Cruz e, do lado paterno, de Alexandre José de Mello Moraes, médico e historiador, pai de nossa avó. O Bandeira misturou essas informações e compôs esse nome, Marcus Vinicius da Cruz de Mello Moraes, que o persegue até hoje. Espero que, com esta carta, fique esclarecido todo esse assunto e ponho-me, juntamente com minha irmã Lygia, à sua disposição para qualquer informação adicional" - (http://www.viniciusdemoraes.com.br/site/article.php3?id_article=1267). Esta é a minha última manifestação a respeito. Por que se importar, não? Trata-se "apenas" do nome de uma pessoa... E justamente de um dos maiores poetas brasileiros. Annibae (discussão) 23h56min de 17 de outubro de 2011 (UTC)

É verdade; essas novelas dos nomes são infinitas. É absurdo "corrigirem" os nomes de pessoas mortas. Pelo menos o de Vinicius voltou ao normal!! Mas Cecilia Meirelles continua grafado, aqui, como "Cecília Meireles". É entristecedor. Erico Verissimo virou "Érico Veríssimo".... e Mario Quintana virou Mário Quintana.

Acho ótimo que tenham levado em consideração o q a irmã de Vinicius escreveu. Já vi causo aqui em q a própria esposa do biografado corrigiu a grafia do nome, e não aceitaram a correção dela.

--Betty VH (discussão) 14h22min de 10 de fevereiro de 2016 (UTC)