Discussão:Cristalândia (Brumado)

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Adicionar tópico
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Último comentário: 7 de fevereiro de 2017 de Alessandro Sil no tópico Favor explicar

Favor explicar[editar código-fonte]

@Alessandro Sil:

Não é conhecida regra que instrua utilização de inicial maiúscula para nomes de legislações. A fonte apresentada (IBGE) não usa caixa alta por exemplo, nem consta tal regra no artigo Caixa alta e caixa baixa.

A fonte apresentada (IBGE) não afirma que Cristalândia seja o principal distrito de Brumado. Arranje uma fonte disso ou pare de inserir WP:pesquisa inédita.

Se não for inserir uma outra imagem no artigo, devolva a imagem da barragem. Não importa em quantas páginas a foto da barragem esteja, ela tem a ver com o artigo e há espaço nele para ela.

A não ser que vá editar o artigo para superar a qualificação de esboço, devolva a marcação de esboço sobre o assunto Geografia da Bahia. A marcação de esboço é temática e o artigo encaixa-se em ambos os temas (geografia da Bahia e distrito). Ou deixe as duas, ou desenvolva e retire ambas.

--Luan (discussão) 23h21min de 12 de outubro de 2016 (UTC)Responder

Diante da mensagem ignorada, ao contrário, reafirmada, retirei os absurdos acima não explicados. --Luan (discussão) 23h46min de 15 de outubro de 2016 (UTC)Responder


Obrigado pela intervenção, Ixocactus. No entanto, Alessandro Sil permanece arredio a expor aqui os argumentos das mudanças por ele realizadas. Mesmo após as minhas edições e as reversões que você fez, ele voltou e insistiu nas alterações acima descritas. Em minha discussão afirmou que o AO1990 afirma que tipos de legislação são escritos com inicial maiúscula. Vamos ao que o acordo, instituído no decreto n.º 6.583, DE 29 DE SETEMBRO DE 2008, afirma:

Base XIX: Das minúsculas e maiúsculas […]

2º)A letra maiúscula inicial é usada:

a)Nos antropónimos/antropônimos, reais ou fictícios: Pedro Marques; Branca de Neve, D. Quixote.

b)Nos topónimos/topônimos, reais ou fictícios: Lisboa, Luanda, Maputo, Rio de Janeiro; Atlântida, Hespéria.

c)Nos nomes de seres antropomorfizados ou mitológicos: Adamastor; Neptuno / Netuno.

d)Nos nomes que designam instituições: Instituto de Pensões e Aposentadorias da Previdência Social.

e)Nos nomes de festas e festividades: Natal, Páscoa, Ramadão, Todos os Santos.

f)Nos títulos de periódicos, que retêm o itálico: O Primeiro de Janeiro, O Estado de São Paulo (ou S. Paulo).

g)Nos pontos cardeais ou equivalentes, quando empregados absolutamente: Nordeste, por nordeste do Brasil, Norte, por norte de Portugal, Meio-Dia, pelo sul da França ou de outros países, Ocidente, por ocidente europeu, Oriente, por oriente asiático.

h)Em siglas, símbolos ou abreviaturas internacionais ou nacionalmente reguladas com maiúsculas, iniciais ou mediais ou finais ou o todo em maiúsculas: FAO, NATO, ONU; H2O; Sr., V. Exa.

i)Opcionalmente, em palavras usadas reverencialmente, aulicamente ou hierarquicamente, em início de versos, em categorizações de logradouros públicos: (rua ou Rua da Liberdade, largo ou Largo dos Leões), de templos (igreja ou Igreja do Bonfim, templo ou Templo do Apostolado Positivista), de edifícios (palácio ou Palácio da Cultura, edifício ou Edifício Azevedo Cunha).

Obs.: As disposições sobre os usos das minúsculas e maiúsculas não obstam a que obras especializadas observem regras próprias, provindas de códigos ou normalizações específicas (terminologias antropológica, geológica, bibliológica, botânica, zoológica, etc.), promanadas de entidades científicas ou normalizadoras, reconhecidas internacionalmente.

Os substantivos "decreto", "decreto-lei", "lei" e adjetivo "estadual" não são antropônimos, topônimos, nomes de seres antropomorfizdos, de instituições, de fstas, de periódicos, de pontos cardiais, de logradouro nem é uma sigla. Portando, não há regra que justifique essas letras maiúsculas.

"Ele [Cristalândia] é principal pelo que representa". Isso é Wikipédia:Pesquisa inédita por síntese. Não foi apresentada fonte ainda que confirme que ele seja mais importante que o distrito-sede, que Itaquaraí e que Ubiraçaba. Por fim reconheço que era um erro o que escrevi, que o distrito era conhecido. Cometi o mesmo erro que dizer que ele é o principal sem a devida fonte.

A imagem foi deslocada afetando o leiaute do artigo. A alteração foi prejudicial.

Permanece a insistência em manter apenas uma predefinição de esboço, quando existir duas não é uma redundância, uma vez que é uma marcação temática.

Luan (discussão) 22h20min de 18 de outubro de 2016 (UTC)Responder

Eu já tentei explicar que não pretendo vandalizar o artigo que eu mesmo criei. A imagem foi relocada, porque não representa o distrio. Na predefinição, a foto que é pedida é a foto do verbete em si. Você quer porque quer que as coisas sejam exatamnete da forma que você pretende. Não vejo como a imagem prejudica o layot. Quanto a grafia com caixa alta, queira ver Palavras especiasAlessandro Silva (discussão) 22h39min de 18 de outubro de 2016 (UTC)Responder
Sendo a imagem de um local situado no distrito, como é que não o representa?? Pode não ser a melhor imagem do mundo, mas é a de que dispomos no momento. Quando houver uma melhor, substitui. Até lá, ficamos com o que temos.
A regra que apontou que embasaria tua posição sobre a inicial maiúscula é o Formulário Ortográfico de 1943, que perdeu valor quando passou a vigorar o Acordo Ortográfico de 1990. Assim como o trema não é mais previsto, esse uso de maiúsculas também é obsoleto. Luan (discussão) 18h30min de 19 de outubro de 2016 (UTC)Responder
O IBGE não tem competência para escrever um texto se certo ou errado, sua competência é informar sobre geografia e não sobre português. Alessandro SILmanda 15h49min de 7 de fevereiro de 2017 (UTC-3).
Essa explicação provém de um jornal de Portugal (que colocaram aqui na Wikipédia como fonte para o AO) que não tem competência nenhuma para definir de que maneira se usa maiúscula e minúscula.
Alessandro SILmanda 15h51min de 7 de fevereiro de 2017 (UTC-3).
Luan, você tem razão, os nomes que designam atos governamentais, só tem obrigação de serem grafados em caixa alta, quando em documentos oficiais, como o artigo não é documento oficial, pode ser escrito em caixa baixa. Já que insiste tanto então, a respeito de caixa alta e baixa está aí a fonte. Não deveria fazer isso porque não merece, mas tá aí a fonte que tanto precisa, mas devo lembrá-lo que isso não é motivo para causar tamanha confusão e instabilidade e disseminação de desconfiança. Alessandro SILmanda 12h55min de 7 de fevereiro de 2017 (UTC-3).
@Alessandro Sil: juntei suas mensagens ao fim do texto para preservar o fluxo de mensagens. Que bom que tomou conhecimento das regras ao AO1990, sobre o qual nenhuma gramática se sobrepõe. Agora, só falta você reposicionar a imagem dentro da infocaixa. E não fiz confusão, trouxe para cá o assunto e você insistiu na ação sem discussão, inclusive apesar de intervenções de terceiros. E mais uma vez, você está disseminando informações falsas ao meu respeito, me acusando de coisas de que não fiz. Aconselho novamente que pare com isso. Luan (discussão) 22h02min de 7 de fevereiro de 2017 (UTC)Responder
Resposta aqui Alessandro Silva (discussão) 22h56min de 7 de fevereiro de 2017 (UTC)Responder