Discussão:José Manuel Durão Barroso

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Adicionar tópico
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Último comentário: 7 de junho de 2014 de Gameiro no tópico Título do artigo
Este artigo deve seguir a política sobre biografias de pessoas vivas. Material controverso sobre pessoas vivas sem apoio de fontes fiáveis e verificáveis deve ser imediatamente removido, especialmente se for de natureza difamatória. Se tal material for insistentemente recolocado ou se existem suspeitas de outras violações desta política, por favor apresente-as em Wikipedia:Pedidos a administradores.


Pensava que não se apagava informação sem dizer água vai, como aconteceu aqui... Manuel Anastácio 18:04, 29 Jun 2004 (UTC)

Apaga, quando a informação está claramente incorrecta ou é irrelevante. Não é o caso. Esta informação não devia ter sido apagada. Além disso, o Durão, formalmente, ainda não se demitiu. O que ele disse foi que se ia demitir e ia aceitar o cargo na Comissão. Na RTP dizem que a demissão será formalizada amanhã ou depois. --Jorge 18:21, 29 Jun 2004 (UTC)

Exacto. Foi o que fiz: acrescentei "anunciou" a sua demissão... Manuel Anastácio 18:27, 29 Jun 2004 (UTC)

Reverti, porque essa informação já constava do artigo. Manuel Anastácio 19:06, 29 Jun 2004 (UTC)

"depois do seu governo ter, durante bastante tempo, apoiado António Vitorino (socialista, da oposição) como candidato português para este cargo." Isto não tem importancia apra a biografia do Durão Barroso! Vou apagar se ninguém discordar. Pedro 19:17, 29 Jun 2004 (UTC)

Discordo. A nomeação de Durão Barroso veio em consequência deste apoio que foi muito referido. E ajuda a enquadrar o acontecimento. Não sei por que razão há-de ser irrelevante. Manuel Anastácio 19:20, 29 Jun 2004 (UTC)

  • Referido? Não tem nada haver, uns são alhos outros são bogalhos! Tenho acompanhado a história e são situações diferentes, surgiu dentro da União Europeia dois nomes, porque não havia concenso em relação a outros, o do presidente/pm luxemburges e o do primeiro-ministro portugues. Nenhum aceitou, mas lá andaram a convencer o barroso, porque começou a ser um nome de concenso. O vitorino passou completamente ao lado de tudo e das noticias, completamente. Ok em Portugal falou-se nele, porque era o candidato português, mas ninguem o queria (porquê não sei, se calhar por ser baixinho) lol -Pedro 19:27, 29 Jun 2004 (UTC)

OK. Mas continuo a discordar. António Vitorino foi o candidato que Durão Barroso apoiou. O facto de pertencer à opsição torna o facto ainda mais interessante. Não sei por que razão estás a embirrar com o Vitorino. É mesmo por causa da sua altura? Manuel Anastácio 19:33, 29 Jun 2004 (UTC)

  • embirrei, porque isto é supostamente a biografia do barroso isso do vitorino é pa por na biografia dele, o barroso agora pertence ao crème-de-la-crème do mundo. Vi a entrevista dele na sede da união europeia, e saiu-se bem.-Pedro 19:40, 29 Jun 2004 (UTC)

Ninguém é uma ilha - não se separa assim: isto é o Durão, isto é o Vitorino - as coisas estão interligadas - Capisce?. Essa do crème-de-la-crème enjoou-me. Não me interessa se se saiu bem. O que sei é que a informação do Vitorino não é irrelevante, mesmo para a biografia do Durão Barroso. Também não estou a desenvolver o assunto: é apenas uma informação que enquadra o acontecimento - é assim tão difícil de compreender?... Ninguém tropeça nela! Quanto à felicidade do Barroso, bom proveito para ele (e que tenha uma indigestão com tanto creme)... Manuel Anastácio 19:47, 29 Jun 2004 (UTC)

:) --Jorge 20:09, 29 Jun 2004 (UTC)

Aiai, pois eu tb não me importava de ser presidente da comissão, saiu-lhe a lotaria.
POV na Talk page, aqui não está em questão se gostasse do gajo ou não. Sim ninguém é "ilha", mas isso não foi um acontecimento importante para a vida do homem! Ve nos meios internacionais e europeus se alguém fala no vitorino, nem nos nacionais. Achas que se eu cumprimentar alguem na rua, vai para a minha biografia? Está é muito politico em portugal com inveja dele e no PS aquilo deve ter caido mal, porque o vitorino era deles. Se calhar os outros lideres europeus eram muito altos comparados com o vitorino (principalmente os suecos e os finlandeses) e tinham que olhar para baixo e torciam o pescoço e eles não queriam correr riscos. Tou a brincar. :P -Pedro 20:41, 29 Jun 2004 (UTC)
Bom, fora de brincadeiras, ó Pedro, o facto de se falar antes no Vitorino, protuguês, como um candidato forte que perdeu força por o PPE ter ganho as eleições a nível europeu, e depois se ter escolhido o Barroso, português, pode não ter sido simples coincidência. Por esse motivo não acho que a menção ao Vitorino seja irrelevante, e concordo com o Manuel. --Jorge 21:16, 29 Jun 2004 (UTC)
O vitorino nunca foi candidato forte, porque o PSE não o apoiou! Tanpouco o PPE que é de família política distinta, por isso a união europeia estava numa encruzilhada e teve que se virar para governantes. Não tem nada haver. Não são farinha do mesmo saco, coincidencias. -Pedro 21:51, 29 Jun 2004 (UTC)

secção Curiosidades no artigo da biografia de Durão Barros deve ser apagado[editar código-fonte]

Considero esta secção "Curiosidades" inoportuna numa biografia, não sendo curiosidade alguma de interesse, não se refere a Durão Barroso mas à mulher dele, é jocosa, não se insere nos códigos éticos da wikipédia e não consta da biografia de José Manuel Durão Barroso em nenhuma das outras línguas da wikipédia, além de que é mentirosa pois Durão Barroso nunca teve alcunhas. Será que achava bem o autor pôr na biografia de Mário Soares que tinha por alcunha "bochechas ou fundações"? Este site merece o nosso maior respeito e essas "curiosidades" faltam ao respeito e aos objectivos da wikipédia.--verdade 15:59, 12 Mar 2005 (UTC)

Como muitos já disseram, trata-se de conteúdo com valor enciclopédico, e não me parece assim uma grande ofensa ao homem, se explicarmos direito.
O que acho mal é o facto de Cherne ser um redir. para este artigo, isso é que acho muito mal. -- Get_It ¤ 18:58, 13 Mar 2005 (UTC)

Lol. Disso eu não sabia. Isso, sim, é ofensivo e tem de ser alterado... Manuel Anastácio 19:04, 13 Mar 2005 (UTC)

Concordo que o redirect não se aplica. Também concordo que não há razão nenhuma para retirar a dita "curiosidade". Ofensivo para Durão Barroso, não será. Afinal foi a sua digníssima esposa que o comparou ao dito peixe. E quanto ao usuário Verdade: Bem, o assunto realmente não será conhecido de muita gente. Apenas dos não sei quantos milhões de portugueses que vêem os telejornais. Paulo Juntas 19:13, 13 Mar 2005 (UTC)

E dos que compram jornais e gostam de ver as caricaturas, dos que vêem a Contra-Informação, enfim... Manuel Anastácio 19:18, 13 Mar 2005 (UTC)

Isto dos nicks é lixado. E não é que a verdade mentiu?! ;-DDD
Pois é, pá, toda a gente deste país que não esteve encerrada numa caverna nos últimos 3 anos sabe perfeitamente quem é o cherne. A informação só pode ficar. Jorge 19:33, 13 Mar 2005 (UTC)

Durão Barroso e o "Mensalão"[editar código-fonte]

As referências à condenação do Tribunal Constitucional, onde ficou provado que o partido dirigido por Durão Barroso (P.S.D.) recebeu dinheiro da "Somague" (Construção Civil), para financiar as eleições de 2002, já alastraram pela [Imprensa Belga] . Durão Barroso preferiu "não comentar", o que deixa supor que este artigo se torne, brevemente, um espaço... complicado, como sucedeu com o de Sócrates...

Arrebenta 11h55min de 27 de Agosto de 2007 (UTC)Arrebenta


Pede-se a atenção para quem zela pela manutenção da verdade na "Wikipédia" que já há IPs anónimos a tentarem branquear o financiamento da Campanha de Barroso, pela Somague. A Opinião Pública Portuguesa vai imediatamente ser alertada, no nosso espaço noosférico, para o facto


Obrigado

Arrebenta 16h10min de 8 de Setembro de 2007 (UTC)Arrebenta

episodio da mobilia[editar código-fonte]

"One of the more memorable episodes of Barroso's period of Maoist MRPP activism was his theft of several items of furniture from the dean's office of the Lisbon University Faculty of Law. The several items of furniture, including chairs and a desk, were transported by Barroso in a truck from Lisbon University to MRPP headquarters where the party's then leader, Arnaldo Matos, ordered Barroso to return the stolen property immediately. In December 1980, Barroso joined the right-of-centre PPD" não podemos ter o episodio da mobilia que está na wiki inglesa aqui? :(

material Fotografico[editar código-fonte]

http://www.la-moncloa.es/Multimedia/Fotos/Presidente/2011/10022011EncuentroDuraoBarroso5.htm

Título do artigo[editar código-fonte]

Apesar de usar José Manuel Barroso internacionalmente, no mundo lusófono o biografado continua a ser conhecido como José Manuel Durão Barroso. O título anterior do artigo era apenas Durão Barroso, tendo sido movido para José Manuel Barroso a 6 de junho de 2014 pelo usuário B.Lameira. Como Santana Lopes, Sá Carneiro, Mota Pinto ou Cavaco Silva estão nas formas Pedro Santana Lopes, Francisco Sá Carneiro, Carlos Alberto da Mota Pinto ou Aníbal Cavaco Silva, isto é, com o nome próprio antes dos apelidos, o correto será usar a forma José Manuel Durão Barroso, com uma nota indicando que internacionalmente é conhecido como José Manuel Barroso. Gameiroestá lá? 15h13min de 7 de junho de 2014 (UTC)Responder