Discussão:Megalópole

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Eixo Rio-São Paulo[editar código-fonte]

Será que o eixo Rio-São paulo, apesar das zonas sub-urbanizadas (ver) não poderia ser classificado como uma megalópole? Não há conurbação "física", mas há uma certa interação entre as regiões metropolitanas, característica comum a todas as megalópoles. --Lipemsg 00:51, 25 Setembro 2006 (UTC)

Concordo, deve entrar em discussão. Sa11es Neto Roraima ..meses deWP 18:07, 25 Setembro 2006 (UTC)

Descrição imagem[editar código-fonte]

A descrição diz "Pode-se observar ainda parte das manchas do Rio de Janeiro (à leste)". Mas acho que isso é um engano, vejam em [1] como a mancha urbana da cidade do Rio de Janeiro está muito distante. Não seria a cidade de São José dos Campos? Luís Felipe Braga Msg 19:59, 13 Dezembro 2006 (UTC)

Olá. Ao que vejo a imagem que citaste (Image:Sao.Paulo.coast.jpg) ela está enchergando apenas áreas densamente urbanizadas, excluindo regiões periféricas, NMHO. Possivelmente seja a cidade de São José dos Campos, mas penso que sejam municípios do eixo da Megalópole fluminenses e paulistas, assim sendo haveria sim manchas do Rio de Janeiro — não necessariamente a capital. Para resolver a ambiguação, removi o trecho que citava os cariocas. Abraços, Salles Neto Roraima msg 12:38, 19 Dezembro 2006 (UTC)

Certamente a imagem não abrange o Rio de Janeiro. A mancha citada corresponde ao Vale do Paraíba.--g a f msg 14:32, 19 Dezembro 2006 (UTC)

A descrição diz: "No Brasil cidades como São Paulo e Rio de Janeiro são metrópoles globais, e Belém, Manaus, Recife, metrópoles regionais. Belo Horizonte, Curitiba, Porto Alegre, Salvador e Fortaleza são metrópoles nacionais."

Descordo plenamente desta pois, como é informado claramente aqui mesmo no Wikipédia, a região metropolitana do Recife é a 1ª e mais importante região do nordeste brasileiro. Se Salvador e Fortaleza são regiões menores que a do Recife, acho que devemos incluir a região metropolitana pernambucana (a 5ª mais importante região brasileira) como metrópole nacional neste artigo. Justiça seja feita.

--Alexandre Fernandes Gonçalves 14h53min de 21 de Agosto de 2007 (UTC)

Concordo que o tratamento é injusto, mas minha opinião o certo pra arrumar isso seria "reabaixar" Salvador, Fortaleza, Curitiba, Porto Alegre e BH pra metrópoles regionais, visto que é o que elas são. Nacionais, só SP e Rio. Mateus Hidalgo quê? 19h21min de 21 de Agosto de 2007 (UTC)

  • fortaleza tem a terceira maior rede urbana do brasil, e por pouco não passa a rede urbana do rio; ja manaus tem a maior em territorio area de influencia directa ou rede urbana; quanto a conurbação, somente santos-sp-campinas pode ser considerada megalopole paulista, pois é mais facil o vale do pb se conurbar a sp do que chegar ao rio..