Discussão:Orçamento participativo

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Adicionar tópico
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

O artigo praticamente que inteiro esta contaminado ideologicamente por petistas. Eu deletaria quase tudo.

Essa alteração do usuário DANTADD está bastante tendenciosa, não contribuindo para melhorar a imparcialidade do artigo.

Exemplos:

1- "Orçamento Participativo (OP) é um programa governamental cujos objetivo declarado é..."

--> Ninguém estava mencionando discursos de políticos.


2- "resultado de pressão dos movimentos populares ligados ao próprio PT"

-->O vínculo dos movimentos com o partido já estava na frase seguinte: "A União das Associações de Moradores de Porto Alegre, em contato com lideranças do Partido dos Trabalhadores". Esse "ligados ao próprio PT" atribui um julgamento do autor sobre o caráter dessa vinculação.


3- "O alegado sucesso do orçamento participativo de Porto Alegre"

-->De novo, não estamos mencionando discursos de políticos. O fato da experiência ter se espalhado é prova de seu sucesso.


4- "Segundo o jornalista Reinaldo Azevedo, o orçamento participativo nada mais é que "um jogo de cartas marcadas, em que o povo, que comparece aos encontros para fazer figuração, é aparelhado pelas capas-pretas do Partido dos Trabalhadores[2]. Outros críticos apontam o caráter autocrático-partidário do orçamento participativo, em que sob uma aparência democrática militantes aprovam resoluções que já haviam sido previamente decididas por grupos ligados ao partido no governo. O orçamento participativo também recuperaria e mimetizaria instâncias decisórias típicas dos sovietes e de assembléia da Alemanha Oriental[3]."

--> Esse trecho interpretativo deve ir numa sessão separada, chamada "Críticas" e nao no meio do texto descritivo.

O usuário Dantaad é conhecido por sofrer de antipetismo semiparanóide. Mas hoje isso já se trata em casa. No mais é uma boa pessoa; ninguém é perfeito. São falsos os rumores de que seja um agenta da CIA infiltrado na Wikipédia, isso é calúnia. Quanto a Reinaldo Azevedo, trata-se de uma pena de aluguel a serviço dos antipetistas semiparanóides. Joga para sua platéia, tecendo loas à direita retrógrada, para não dizer a Daniel Dantas (banqueiro). 201.0.202.118 (discussão) 21h09min de 30 de Setembro de 2008 (UTC)
Seria importante ter-se em mente, e acho que o artigo toca, embora levemente, nesse ponto, que as demandas por um Orçamento Participativo em Porto Alegre surgiram de forma expontanea naquela sociedade, antes mesmo da eleição de Olívio Dutra, e foram posteriormente encampadas, com sucesso, pelo PT. Daí talvez sua implantação ter sido o sucesso retumbante que foi em Porto Alegre, ao contrário de São Paulo, onde não havia ainda uma forte demanda popular expontanea por esse tipo de orçamento, o que fez com que fosse implantado de cima para baixo; quando foi cancelado pelo sucessor de Marta Suplicy não se ouviram grandes protestos. Em Porto Alegre isso teria sido impossível, daí o sucessor do PT ter mantido o Orçamento Participativo, com mínimas alterações. O Brasil é um país de grandes diversidades. Só comentários. 201.0.202.118 (discussão) 10h31min de 2 de Outubro de 2008 (UTC)