Discussão:Serpente

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Adicionar tópico
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.


Alimentação[editar código-fonte]

Todas as cobras são carnívoras, se alimentando de pequenos animais (incluindo lagartos e outras cobras), aves, ovos, insetos ou até bois e veados. Algumas cobras têm uma picada venenosa para matar as suas presas antes de as comerem. Outras matam as suas presas por axfixia, ou seja, são cobras áfligas. As cobras não mastigam quando comem, elas possuem uma mandíbula flexível, cujas duas partes não estão rigidamente ligadas (ao contrário da crença popular, elas não desarticulam as suas mandíbulas), assim como numerosas outras articulações do seu crânio, permitindo-lhes abrir a boca de forma a engolir toda a sua presa, mesmo que ela tenha um diâmetro maior que a própria cobra.


As cobras ficam entorpecidas, depois de comerem, enquanto decorre o processo da digestão. A digestão é uma atividade intensa e, especialmente depois do consumo de grandes presas, a energia metabólica envolvida é tal que na Crotalus durissus, a cascavel mexicana, a sua temperatura corporal pode atingir 6 graus acima da temperatura ambiente. Por causa disto, se a cobra for perturbada, depois de recentemente alimentada, irá provavelmente vomitar a presa para tentar fugir da ameaça. No entanto, quando não perturbada, o seu processo digestivo é altamente eficiente, dissolvendo e absorvendo tudo excepto o pêlo e as garras, que são expelidos junto com o excesso de ácido úrico.

Por norma, as serpentes não costumam atacar seres humanos, mas há exemplos de crianças pequenas que têm sido comidas por grandes jibóias ou sucuris. Apesar de existirem algumas espécies particularmente agressivas, a maioria não atacará seres humanos, a menos que sejam assustadas ou molestadas, preferindo evitar este contato. De fato, a maioria das serpentes são não-peçonhentas ou o seu veneno não é prejudicial aos seres humano. o comentário precedente não foi assinado por Drymachon (discussão • contrib.) 21h19min de 11 de Abril de 2008

Na comunidade científica nós chamamos a estes animais de "serpentes", deixando "cobra" para a linguagem popular, ou para a família dos colubrídeos. Sendo isto uma enciclopédia, não se devia alterar o nome para "serpente"? 85.241.26.229 (discussão) 17h17min de 7 de Janeiro de 2009 (UTC)

Há somente um problema porque o artigo serpente já existe. Eu proporia mover a página serpente para serpente (simbologia) e mover o cobra para serpente deixando o cobra a redireccionar para serpente ou para Colubridae. Ao editor anónimo, obrigado por ter chamado a atenção a isto. Convido-o também a visitar a página Wikipedia:Projetos/Anfíbios e Répteis e juntar-se ao projecto para melhorar a cobertura da wikipédia sobre herpetologia. GoEThe (discussão) 17h41min de 7 de Janeiro de 2009 (UTC)


Cobras peçonhentas[editar código-fonte]

Na parte do artigo que fala das cobras peçonhentas, são mencionadas as cobras peçonhentas que existem em Portugal. Alguém se habilita a descrever as principais cobras peçonhentas do Brasil e dos demais países de língua portuguesa? Aqui (Brasil), além das mencionadas, temos como potencialmente perigosas as jararacas (inclusive a urutu), a cascavel, a surucucu (a maior cobra peçonhenta do Brasil) e a coral-verdadeira. Nicholas Morassutti 2009-04-25T19:38 (UTC)

Não existem regras para se identificar serpentes peçonhentas, e como eles citam erroneamente a jiboia como exceção em portugal, levando leitores ao erro, eu excluí essa identificação, por que é perigoso ensinar regras, ainda mais quando reconhecidamente erradas.

Sobre o link serpentes, o texto "sem patas" comprova que a figura no link "acaua" nao e uma ave que se alimenta de serpentes e sim de lagartos.

Obrigado.