Draisiana

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Uma draisian de 1820, primeiro veículo disposto de roda em linha com tração humana.
O cavalo de madeira (dandy-horse) de Drais (1817)

Draisiana, ou dresina,[1] é um veículo de duas rodas inventado em 1817, precursor da bicicleta, e que foi chamado de draisiana em homenagem ao seu inventor, o barão Karl Drais.

A draisiana é a primeira definição viável do uso prático de uma bicicleta. Foi o primeiro veículo desse tipo que obteve êxito comercial em sua época, por ser dirigível e com grande interação homem-máquina. Na draisiana a tração era fornecida pelos próprios pés, por meio de empurrões do condutor contra o solo, semelhantemente ao que se faz num patinete, mas com a alternância das pernas. Não tardou que fosse desenvolvido um modelo com pedal na roda dianteira, que se denominou por velocípede.

História[editar | editar código-fonte]

Em 1817, o barão alemão Karl Christian Ludwig Drais von Sauerbronn inventou o primeiro veículo de duas rodas em linha, a que chamou Laufmaschine ("máquina andante"), precursora da bicicleta e da motocicleta. A laufmaschine consistia de um marco de madeira ao qual se ligavam duas rodas, alinhadas no sentido do giro, um banco e uma alavanca que fazia as vezes de guidão. Para mover-se, o condutor, sentado sobre o banco, com as pernas pendentes uma de cada lado, empurrava alternadamente com os pés no chão, num movimento semelhante a um patinador. Com esse impulso, o veículo adquiria uma velocidade considerável. Os braços apoiavam-se em apoios laterais enquanto as mãos operavam a alavanca que permitia direcionar a roda dianteira de acordo com a necessidade de fazer curvas.

Tal invento baseava-se na ideia de que uma pessoa, ao caminhar, desperdiça muita força por ter que deslocar seu peso de forma alternada de um pé a outro. Drais logrou criar o primeiro veículo simples que nos permitiu evitar esse trabalho. Essa máquina evoluiu rapidamente até chegar à bicicleta atual.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Draisiana