Eduardo Dougherty

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Text document with red question mark.svg
Este artigo ou secção contém fontes no fim do texto, mas que não são citadas no corpo do artigo, o que compromete a confiabilidade das informações. (desde dezembro de 2009)
Por favor, melhore este artigo inserindo fontes no corpo do texto quando necessário.
Eduardo Dougherty, SJ
Presbítero da Igreja Católica

Título

Presidente da Associação do Senhor Jesus e Rede Século 21
Hierarquia
Papa Francisco
Arcebispo metropolita Dom Airton José dos Santos
Atividade Eclesiástica
Diocese Arquidiocese de Campinas
Serviço pastoral TV Século XXI
Ordenação e nomeação
Ordenação presbiteral 5 de junho de 1970 (47 anos)
Dados pessoais
Nascimento Nova Orleans, Luisiana
 Estados Unidos
29 de janeiro de 1941 (76 anos)
Nacionalidade brasileira
Residência Valinhos, SP
 Brasil
Categoria:Igreja Católica
Categoria:Hierarquia católica
Projeto Catolicismo

Eduardo Dougherty, SJ, registrado Edward John Dougherty (New Orleans, 29 de janeiro de 1941), é um padre católico norte-americano naturalizado brasileiro. É o 3° filho dos 5 do casal Mary e Edward J. Dougherty.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Infância e juventude[editar | editar código-fonte]

Desde garoto, Eduardo participava como coroinha das missas das quartas-feiras no Colégio dos Jesuítas às 6hs da manhã. Aos 18 anos, sentiu em seu coração um forte chamado ao sacerdócio e à vida missionária, ingressando na Companhia de Jesus. Após esta decisão trilhou uma jornada de 11 anos de estudos e formação para alcançar o seu principal objetivo: ser um padre, e padre missionário. O seu sonho, à época, era ser um missionário na África.

Sacerdócio[editar | editar código-fonte]

Neste período de formação para o sacerdócio, porém, esteve algum tempo no Brasil, mais precisamente na cidade paulista de Campinas. De volta para o Canadá passou pela experiência de um Batismo no Espírito Santo, o que o fez querer conhecer mais profundamente a Renovação Carismática Católica (RCC).

Foi ordenado um sacerdote jesuíta aos 29 anos, em 5 de junho de 1970. Passou a pregar retiros para sacerdotes em muitas localidades americanas. Sendo um padre de Ordem, foi designado - ao contrário do que queria - para o Brasil.

Estando aqui, começou imediatamente a pregar retiros por todas as capitais do país, espalhando pelo Brasil as primeiras sementes da RCC.

Com o propósito de utilizar a televisão para anunciar o Evangelho, em 1980 fundou a Associação do Senhor Jesus, que desde o seu início é mantida por sócios contribuintes que, acreditando nesta proposta, investem seu dízimo como evangelizadores, sem saírem de suas casas. Simultaneamente, em 1989, iniciou também a Fundação Século 21, com o objetivo de receber a concessão de um canal de televisão.

Através destas obras fundadas e presididas pelo padre Eduardo, ele recebeu em 1999 do Ministério das Comunicações a concessão de um canal educativo que batizou de TV Século 21, a qual está hoje no ar 24 horas por dia além de marcar presença em mais de 60 TVs a cabo em todo o território nacional.

Nos últimos 6 anos o padre Eduardo faz uso também da evangelização impressa através de uma revista denominada "Brasil Cristão", com mais de 180 mil exemplares por mês. Está iniciando e desenvolvendo um trabalho audacioso de evangelização através da internet.

Atualmente, o padre Eduardo ainda traz em seu olhar e em suas atitudes todo o ardor missionário e evangelizador de seus 18 anos, quando tomou a decisão de se tornar um padre. Suas palavras expressam este sentimento: “Ser padre é a melhor profissão do mundo. Sendo padre posso dar às pessoas, a todas elas, sem exceção, Jesus, o nosso Deus!”.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]