Eduardo Saretta

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Eduardo Saretta
Eduardo Saretta
Nome completo Eduardo Bianchini Saretta
Nascimento 28 de outubro de 1975 (44 anos)
Ribeirão Preto, São Paulo
Nacionalidade Brasil brasileira
Ocupação Sócio-diretor da Galeria Choque Cultural

Eduardo Saretta (Ribeirão Preto, 28 de outubro de 1975) é um historiador brasileiro, sócio-diretor da Galeria e Editora Choque Cultural e membro do Coletivo SHN de arte.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Formado em história pela Universidade Federal de Ouro Preto, com mestrado em história na Universidade de São Paulo, abordando a história da imprensa no Brasil. Em 99 fundou com mais dois amigos o coletivo de arte SHN, produzindo adesivos e lecionando oficinas de silk screen por todo o Brasil. Através desse trabalho, conheceu Baixo Ribeiro e Mariana Martins, que estavam iniciando um projeto que mais tarde viria a ser a Galeria Choque Cultural, da qual é sócio desde 2004. Como parte de seu trabalho na Galeria, organiza e planeja exposições que levam artistas brasileiros para intercâmbios e trabalhos no exterior. Com experiências em Nova Iorque, Los Angeles, Londres, Brighton, Birmingham, Paris, Saint Tropez, Toulouse e Basel. Também organiza a vinda de artistas exponenciais do exterior para exposições no Brasil. Ainda, organiza publicações de arte como gravuras e livros de edição limitada e feitos a mão, criando obras de arte acessíveis e ajudando a disseminar a arte para todos os tipos de público.

É primo do tenista Flávio Saretta e foi colaborador ativo do Núcleo_TEMP.

Curadorias[editar | editar código-fonte]

Curadoria e produção de mais de 100 exposições coletivas e individuais, de artistas brasileiros e estrangeiros desde 2004 na Galeria Choque Cultural. Edição e produção de mais de 150 títulos de gravuras de artistas nacionais e internacionais em diversas técnicas com destaque para serigrafia, offset, xilogravura, litho etc.[carece de fontes?]

Referências

  1. «Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand – MASP». masp.art.br. 2011. Consultado em 10 de setembro de 2011 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.