Edward Soja

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book-4.svg
Esta página ou secção cita fontes fiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo, o que compromete a verificabilidade (desde Maio de 2008). Por favor, insira mais referências no texto. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

Edward William Soja (Nova York, 1941 - Los Angeles, 2015) foi um geógrafo auto-proclamado urbanista[1] norte-americano. Lecionou na Universidade da Califórnia em Los Angeles e atuou nas áreas de planejamento urbano e regional. Soja foi autor de diversos livros sobre o desenvolvimento africano e, mais recentemente, sobre a reestruturação econômica e espacial da região de Los Angeles.

Em uma de suas famosas obras, Geografias Pós-Modernas, faz uma poderosa crítica ao historicismo e a seus efeitos, que restringem a imaginação geográfica, o autor passa pela obra de Foucault, Berger, Giddens, Berman, Jamenson e, sobretudo, Henri Lefebvre, para defender um materialismo histórico e geográfico, um repensar radical da dialética do espaço, do tempo e do ser social.

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]