Yi-Fu Tuan

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Yi-Fu Tuan
Yi-Fu Tuan
Nascimento 5 de dezembro de 1930
Tianjin
Morte 10 de agosto de 2022 (91 anos)
Cidadania República da China, Estados Unidos
Alma mater
Ocupação geógrafo, professor universitário
Prêmios
Empregador(a) Universidade de Toronto, Universidade de Wisconsin–Madison, Universidade de Minnesota, Universidade do Novo México
Página oficial
http://www.yifutuan.org/

Yi-Fu Tuan (Tianjin, 5 de dezembro de 193010 de agosto de 2022), foi um geógrafo sino-americano.

Vida[editar | editar código-fonte]

Tuan nasceu em Tianjin, China. Filho de um diplomata de classe média, teve acesso a uma boa educação. Cursou a educação básica em escolas chinesas, filipinas e australianas.

Embora tenha iniciado os estudos de nível superior na University College, em Londres, sua graduação em Geografia foi obtida na Universidade de Oxford. Os graus de bacharel e de mestre foram obtidos em 1951 e 1955, respectivamente. A continuidade de seus estudos deu-se na Califórnia, na Universidade da Califórnia, em Berkeley, onde recebeu, em 1957, o título de doutor.

Trajetória Profissional[editar | editar código-fonte]

Antes mesmo de concluir seu doutoramento, Tuan iniciou sua carreira como professor universitário na Universidade de Indiana, lecionando de 1956 a 1958. Nos seis anos seguintes, assumiu a cátedra de Geografia da Universidade do Novo México, onde trabalhou até 1966.

De Novo México, Tuan primeiro mudou-se para o Canadá. Entre 1966-68 foi docente na Universidade de Toronto. Transferiu-se para a Universidade de Minnesota em 1968. Foi nessa universidade que desenvolveu, com mais propriedade, seus trabalhos, sistematizando e organizando uma geografia humanística. Enfoca cuidadosamente uma geografia humana voltada para "as glórias e misérias da existência humana".

Assim, em 1974, esse autor publicou um dos livros mais importantes para a expansão da geografia humanista, intitulado Topofilia: um estudo da percepção, atitudes e valores do meio ambiente. Um objetivo central dessa obra é estudar os sentimentos de apego das pessoas ao ambiente natural ou construído, pois “topus” é uma palavra grega que significa “lugar”, enquanto “filo” significa amor, amizade, afinidade. Esse autor se propôs a encontrar os elementos universais das percepções e valores sobre o ambiente por vários caminhos, como identificar as respostas psicológicas comuns a todas as pessoas (derivadas da evolução biológica e da estrutura básica do cérebro) e depois mostrar que os mesmos tipos de respostas se manifestam na cultura dos povos.[1] Vê-se isso quando ele afirma que “a mente humana parece estar adaptada para organizar os fenômenos [...] em pares de opostos” e, mais adiante, comenta que todas as culturas pensam os fenômenos por oposições binárias entre macho e fêmea, terra e céu, montanha e mar, etc.[2]

Depois de quatorze anos trabalhando na Universidade de Minnesota, transferiu-se para a Universidade de Wisconsin, em Madison. Em 1998, nessa mesma universidade, Tuan se aposentou, embora continue, ainda hoje, como professor emérito.

Em 2012, foi laureado com o Prêmio Vautrin Lud, considerado como a maior honraria acadêmica no campo da Geografia. A cerimônia de entrega ocorreu durante o Festival Internacional de Geografia, em Saint-Dié-des-Vosges, na França.

Morte[editar | editar código-fonte]

Ruan morreu no dia 10 de agosto de 2022, aos 91 anos de idade.[3]

Bibliografia selecionada[editar | editar código-fonte]

  • TUAN, Yi-Fu. Espaço e Lugar: a perspectiva da experiência. São Paulo: Difel, 1983.
  • TUAN, Yi-Fu. Topofilia: um estudo da percepção, atitudes e valores do meio ambiente. São Paulo: Difel, 1980.
  • TUAN, Y. F. A Geografia Humanística. In: CHRISTOFOLETTI, A. (Org.). Perspectivas da Geografia. São Paulo: Difel, 1982. Cap. 7, p. 143-164.
  • TUAN, Y. F. Paisagens do medo. São Paulo: Unesp, 2006.

Referências

  1. Luis Lopes Diniz Filho. Fundamentos epistemológicos da geografia. 1. ed. Curitiba: IBPEX, 2009 (Metodologia do Ensino de História e Geografia, 6), p. 164-165.
  2. Yi-Fu Tuan. Topofilia: um estudo da percepção, atitudes e valores do meio ambiente. São Paulo: Difel, 1980
  3. «人文主义地理学创始人段义孚逝世:以浪漫的精神向宇宙求索 | 知书No.168». Sohu. 12 de agosto de 2022. Consultado em 12 de agosto de 2022 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Wikiquote
Wikiquote
O Wikiquote possui citações de ou sobre: Yi-Fu Tuan