Efeito Tetris

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Captura de tela do jogo Tetromino. Pessoas que dedicam longos períodos a desafios eletrônicos podem ver imagens como esta se movendo na borda de seu campo visual quando fecham os olhos ou ao adormecer.

O efeito Tetris (também chamada de síndrome do Tetris) acontece quando uma pessoa dedica muito tempo e atenção a uma atividade que ela começa a alterar seus pensamentos, imagem mental, e sonhos. O nome vem do video game Tetris.

Pessoas que jogarem Tetris por muito tempo poderão perceber que estão pensando em diferentes maneiras que certos objetos e formas se encaixam na vida real, como por exemplo caixas em supermercados ou edifícios na rua.[1] Eles poderão também ver tetraminós caindo enquanto tentam dormir ou ver imagens de tetraminós quando fecham os olhos.[1]

Outros exemplos[editar | editar código-fonte]

O efeito Tetris pode ocorrer com outros jogos eletrônicos.[2] Também se observou que pode ocorrer com jogos não eletrônicos, como ver linhas curvas depois de jogar quebra-cabeça, ou a visualização dos algoritmos do Cubo de Rubik.

A facilidade em caminhar em uma embarcação em movimento também é uma forma de efeito Tetris. Uma pessoa ao andar em terra firme após passar um longo período em alto mar pode sentir movimentos ilusórios, por ter se acostumado com a constante necessidade de se ajustar com os movimentos da embarcação.

Programação de computadores também pode causar sonhos sobre tal.[3] Alguns matemáticos já relataram sonhar com números ou equações, como Srinivasa Ramanujan.

Veja também[editar | editar código-fonte]

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. a b Earling, A. (1996, March 21–28). The Tetris Effect: Do computer games fry your brain? Arquivado em 22 de janeiro de 2008, no Wayback Machine. Philadelphia City Paper
  2. Daniel Terdiman (11 de janeiro de 2005). «Real World Doesn't Use a Joystick». Wired 
  3. «14-Year-Old Prodigy Programmer Dreams In Code». THNKR. @radical.media