Eleição para prefeito de São Francisco em 2007

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
2003 Estados Unidos 2011
Eleição para prefeito de São Francisco em 2007
6 de novembro de 2007
Gavin Newsom.jpg Gray - replace this image male.svg
Candidato Gavin Newsom Outros candidatos
Partido Democrata Outros
Votos 105.596 37.763
Porcentagem 73,66% 26,34%


Prefeito(a) da Cidade

A eleição para prefeito de São Francisco em 2007 foi realizada em 6 de novembro de 2007. Os eleitores elegeram o prefeito de São Francisco e várias autoridades locais. O prefeito Gavin Newsom foi reeleito, derrotando outros 11 candidatos.

Além de Newsom, outros candidatos com chances de vitória disputaram a eleição, entre eles Josh Wolf, um jornalista que foi preso por se recusar a depor e entregar provas para um júri federal. Outro candidato, "Chicken" John Rinaldi, qualificados pelo financiamento público de campanhas, mas entrou em dificuldades processuais com a Comissão Eleitoral de São Francisco.

Foi a primeira eleição para prefeito em São Francisco que foi utilizado o sistema instant-runoff voting, também conhecida como classificação de escolha de voto, de modo que não haveria necessidade de um segundo turno. O resultado da eleição não eram conhecidos por semanas, porque cada voto teve que ser contados várias vezes, devido à rixa entre o Departamento de Eleições de São Francisco e a Secretaria de Estado da Califórnia.[1]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Eleições nos Estados Unidos é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.