Elifoot

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Elifoot
Gênero(s) Esporte, Simulação, Estratégia
Distribuidora(s) SiliconAction
Criador(es) André Elias
Primeiro título Elifoot
1987
Último título Elifoot 2018
2018
elifoot.com
Portal Portal de jogos eletrônicos

Elifoot é um jogo de computador estilo manager no qual o jogador é capaz de controlar um clube de futebol, escolhendo o esquema tático, escalando futebolistas, vendendo-os, comprando-os, alterando seus salários, ampliando estádios, pedindo empréstimos bancários, entre outros deveres de um dirigente de futebol.[1][2] Apesar de não ter sido o primeiro jogo do gênero manager, Elifoot ganhou a alcunha de Pai dos Managers, já que foi o primeiro game deste estlo para PC acessível a todos e com suporte a múltiplos jogadores.[3]

Segundo o site TechTudo, nenhum jogo eletrônico de futebol estilo manager marcou tanto a história do gamer brasileiro como o Elifoot.[3] Conforme a reportagem: "por seu sistema de jogo super simples, pouquíssima exigência de hardware e alto nível de diversão, o game é até hoje um dos mais bem sucedidos no Brasil."[3]

O jogo foi desenvolvido pelo português André Elias, com sua primeira versão feita em 1987 para ZX Spectrum. É revendido no Brasil pela SiliconAction[4] desde 2004[5].

História[editar | editar código-fonte]

Em 1987 o programador e piloto de avião português André Elias criou um jogo orientado para o papel de técnico, onde o importante eram os conceitos de liderança. As escolhas do plantel, das tácticas e das missões em campo mais do que as fintas, os remates certeiros e as defesas impossíveis.

Segundo ele, o jogo começou por ser uma brincadeira feita no ZX Spectrum e distribuída entre colegas, nos tradicionais diquetes. "Elifoot II", 3a atualização lançada dois anos após a primeira versão, era pra ter sido a última. André Elias planejava se focar nos estudos e deixar os jogos.

Conforme reportagem do jornal P3, um dia, em 1996, numa busca rápida pela Internet, André Elias quis saber o que tinha acontecido com o jogo, e descobriu que o "Elifoot" continuava vivo. E foi com surpresa que descobriu que este tinha muitos adeptos no Brasil. Ele percebeu isso ao ver um jogo do campeonato brasileiro, ele viu uma faixa da torcida palmeirense com os dizeres: “Palmeiras campeão só no Elifoot”. Isso foi o impulso que André - e a franquia - precisavam.[7] "Já que as pessoas jogam tanto, vou tentar ter algum retorno", pensou. E deste raciocínio surgiu, em 1998, a primeira versão paga, para descarregar da Internet.[8] Esta versão alavancou o nome da franquia e o game se tornou muito popular no Brasil a partir desta atualização. Desde então o país constitui a maior comunidade de jogadores do manager, segundo o site oficial.[9]

Versões e Atualizações[10][editar | editar código-fonte]

Ano Título Oficial Também conhecido por Diferenciais
1987 Versão zero para ZX Spectrum Elifoot Com quatro divisões e jogado com até 8 treinadores, foi um o manager com multiplos jogadores.
1990 Elifoot I para MS-DOS Elifoot I preto e branco. 4 divisões x 8 equipes.
1991 Elifoot Mundial para MS-DOS Elifoot I Versão 2 Campeonato com sistema de apuramento e fase final, com equipes. MS-DOS, preto e branco.
1992 Elifoot II para MS-DOS Elifoot II 1.01 Primeira versão a cores
1993 Elifoot II para MS-DOS Elifoot II 1.31 Apenas atualização dos plantéis das equipes
1994 Elifoot Windows 1.0 Primeira versão para Windows, protótipo para o que veio a ser o Elifoot 98
1998 Elifoot 98 Primeira versão comecializada como shareware. Apoio ao cliente por e-mail e site na internet.
1998 Elifoot 98 Copa do Mundo
1998 Elifoot 98 Rev 1
2002 Elifoot 2002 Criação do domínio internet www.elifoot.net.. Alargamento para 4 divisões com 10 equipes. Possibilidade de registro on-line na hora.
2004 Elifoot 2004 Divisão em versão STANDARD e versão PROFISSIONAL. Criação de sistema on-line especial para registro no Brasil.
2005 Elifoot 2005 Pro Criação do domínio www.elifootbrasil.com (dedicado ao Brasil)
2005 Elifoot 2005 Standard
2006 Elifoot 2006 Multi-ligas Ligas de diversos países em simultâneo e competições inter-ligas.
2007 Elifoot 2007 Multi-ligas Aperfeiçoamento da versão anterior e grande melhoria do interface gráfico com a introdução de skins.
2008 Elifoot 2008 Inter-ligas A criação do Campeonato Mundial de Técnicos Elifoot (publicado diariamente no Site Oficial na internet) permite competição com jogadores de todo o mundo, e também a nível nacional, regional, estadual ou por comunidades de amigos ou colegas. Publicação diária no Site Oficial dos melhores jogadores. Criação do Fórum Oficial do Clube de Fãs do Elifoot
2009 Elifoot 2009 Inter-ligas Após o sucesso do Campeonato Mundial de Técnicos, o Elifoot lança uma grande inovação definindo as posições dos jogadores em campo. Assim, em vez das quatro posições até agora usadas (guarda-redes, defesa, médio e avançado) são especificados os locais do campo preferenciais para cada jogador (lateral esquerdo, médio direito, ponta-de-lança, etc) bem como a formação da equipa em campo, além de outras melhorias.
2010 Elifoot 2010
2011 Elifoot 2011
2012 Elifoot 98/12
2012 Elifoot 2012 campeonatos estaduais e nacionais, tabelas reformuladas, personalização de camisas e escudos, copas modificadas, nova tela de jogos, melhoria da tela de tática, novo ambiente gráfico, notícias do dia, portal do jogador do Elifoot
2012 Elifoot Mobile 2012 (Android) Primeiras versões para mobiles e smartphones
2012 Elifoot Mobile 2012 (iOS)
2013 Elifoot Mobile 2013 (iOS)
2014 Elifoot 2014 Rev 3
2015 Elifoot Mobile 2015 (iOS)

O Jogo[editar | editar código-fonte]

No Elifoot, basicamente, o jogador é um técnico profissional de futebol que desempenha algumas funções extras: quando contratado por um time, além de decidir esquemas táticos e outras atividades típicas da profissão, ele também gerencia compras e vendas de jogadores, assentos no estádio do clube etc.

A principal forma de receita do clube, em todas as versões do jogo, vem das vendas de ingressos nos estádios, mas também pode vir de outras formas, como compra e venda de jogadores. Premiações monetárias ao final da temporada para o artilheiro do ano e para as equipes campeãs também ajudam nas finanças do seu clube.

Dependendo do sucesso da sua atuação num time, ele pode ser contratado por algum clube das divisões superiores, ou ser despedido.

Os times do Elifoot estão ranqueados num esquema de divisões nacionais, e, geralmente, a maioria das partidas são do, o que seria, o campeonato nacional. Mas também existem outras taças, copas e campeonatos. A conquista destes campeonatos, além prestigiar o técnico, aumentando suas chances de ser contratado para algum time melhor, podem ter prêmios em dinheiro e/ou maior renda nos estádios, como nos casos das taças.

Equipe[editar | editar código-fonte]

O Elifoot é composto por membros de equipe, ou seja, uma equipe oficial. São eles:

  • André Elias: Criador e fundador oficial do Elifoot.
  • Daniel Policarpo: Colaborador e programação

Cheat O’Matic[editar | editar código-fonte]

O Cheat O’Matic, ou simplesmente O’Matic é um pequeno software de cheats para adicionar dinheiro, modificar a força dos jogadores e muito mais. Ele servia para alterar atributos de diversos outros jogos, mas teve uma enorme popularização com o Elifoot. Muitos usuários baixavam o software para deixarem as suas equipes mais fortes, já que começar com um time de quarta divisão e ir subindo pode ser bem complicado e demorado.[3]

Premiações e Honrarias[editar | editar código-fonte]

  • Elifoot II - Hall of Fame - site gamingroom.net (Categoria: Managers)[11]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Placar Magazine Jul 2009 Maioridade Virtual
  2. clicrbs.com.br/ GAMES MEMÓRIA NA COPA DO MUNDO: A HISTÓRIA DOS GAMES DE FUTEBOL #1 – ELIFOOT E O JOGO DO PELÉ
  3. a b c d techtudo.com.br/ Clássico Elifoot completa 25 anos; conheça a história do jogo
  4. www.elifoot.net Site do Elifoot redireciona sua loja Brasil para a SiliconAction
  5. www.siliconaction.com.br/news04-01.mv Novidades do 1º Semestre de 2004
  6. uolesporte.blogosfera.uol.com.br/ Piloto português criou um dos games mais viciantes de futebol
  7. p3.publico.pt/ O Elifoot
  8. publico.pt/ Ainda se joga Elifoot 22 anos depois
  9. clicrbs.com.br/ CLÁSSICO MANAGER DE FUTEBOL ELIFOOT ESTÁ DE VOLTA NO IPHONE, IPAD E IPOD
  10. elifoot.net: História do Elifoot
  11. gamingroom.net/ Hall of Fame

Ligações externas[editar | editar código-fonte]