Enterolobium ellipticum

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Como ler uma infocaixa de taxonomiaFavela-branca
Taxocaixa sem imagem
Classificação científica
Reino: Plantae
Divisão: Magnoliophyta
Classe: Magnoliopsida
Ordem: Fabales
Família: Fabaceae
Género: Enterolobium
Espécie: E. ellipticum
Nome binomial
Enterolobium ellipticum
Benth.
Wikispecies
O Wikispecies tem informações sobre: Enterolobium ellipticum

Enterolobium ellipticum, conhecido popularmente como favela-branca, angico-de-minas, angico-vermelho-do-campo, brinco-de-sagui, orelha-de-negro e sene, é uma árvore pequena da família das fabáceas. Possui flores branco-amareladas, com uma pétala. Como todas as fabáceas, possui vagens. A madeira é dura e apropriada para a marcenaria[1].

Etimologia[editar | editar código-fonte]

"Angico-de-minas" é uma referência ao estado de Minas Gerais, no Brasil. "Brinco-de-sagui" é uma referência às flores ou às vagens da espécie, que, fantasiosamente, poderiam ser usadas como brincos por saguis. "Orelha-de-negro" é uma referência às vagens curvadas[1] da espécie, que se assemelhariam a orelhas de negros. "Sene" provém do árabe sana[2].

Referências

  1. a b FERREIRA, A. B. H. Novo Dicionário da Língua Portuguesa. Segunda edição. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1986. p.762
  2. FERREIRA, A. B. H. Novo Dicionário da Língua Portuguesa. Segunda edição. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1986. p.1 568
Ícone de esboço Este artigo sobre leguminosas (família Fabaceae), integrado no Projeto Plantas é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.