Entognatha

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Como ler uma infocaixa de taxonomiaEntognatha
Isotoma sp.
Isotoma sp.
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Arthropoda
Subfilo: Hexapoda
Classe: Entognatha
Ordens
Collembola

Diplura
Protura

Wikispecies
Wikispecies
O Wikispecies tem informações sobre: Entognatha

Entognatha é uma classe de artrópodes ametabólicos, que em conjunto com os insectos, formam os hexápodes. Não possuem asas e como tal não são considerados insectos, embora sejam relacionados com eles. As três ordens que pertencem a este grupo são os Collembola, Diplura e Protura. É aceite que a condição de hexápodes destes animais evoluiu independentemente dos insectos. Mais ainda, esta condição evoluiu independentemente dentro de cada grupo. Estas três ordens não são proximamente relacionadas e os Entognatha são considerados como um grupo polifilético.

Na literatura mais antiga estas três ordens costumam aparecer como integrantes da classe Insecta.

Morfologia[editar | editar código-fonte]

Estes pequenos artrópodes são primitivamente ápteros (sem asas), ao contrário de outras ordem de insectos que perderam as suas asas de maneira secundária (mas derivam de antepassados com asas). O nome do grupo advém da sua estrutura bucal, cujas peças ficam envolvidas numa bolsa situada na cabeça.

Outras diferenças em relação aos insectos são: cada segmentos das antenas é provido de musculatura (nos insectos, apenas os dois segmentos basais possuem musculatura); das três ordem apenas os colêmbolos possuem olhos (no entanto, muitos colêmbolos são cegos, e mesmo quando olhos compostos estão presentes, possuem no máximo 16 omatídeos esparsos de cada lado da cabeça (Kristensen 1998).

As principais sinapomorfias dos Entognatha é a própria entognatia e a redução de várias estruturas, incluindo os túbulos de Malpighi e os olhos compostos.

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • Luan, Y., J. M. Mallatt, R. Xie, Y. Yang, and W. Yin. 2005. The phylogenetic positions of three basal-hexapod groups (Protura, Diplura, and Collembola) based on ribosomal RNA gene sequences. Molecular Biology and Evolution 2005 22(7):1579-1592.
  • Insetos do Brasil: Diversidade e Taxonomia. ISBN 9788586699726. 2012.[1]

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. Insetos do Brasil: Diversidade e Taxonomia. [S.l.]: Holos. 2012. pp. 84; 85 
Ícone de esboço Este artigo sobre artrópodes é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.