Escola Municipal Eugênia Anna dos Santos

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book-4.svg
Esta página ou secção cita fontes fiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo, o que compromete a verificabilidade (desde janeiro de 2018). Por favor, insira mais referências no texto. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

A Escola Municipal Eugênia Anna dos Santos é uma escola pública de Salvador (Bahia) que tem por finalidade a preservação da identidade do afro descendente.[1]

História[editar | editar código-fonte]

Instalada dentro do terreiro de candomblé Ilê Axé Opô Afonjá, a escola começou a funcionar em 1978 com o nome de Mini Comunidade Obá Biyi. Nesta época era uma creche que atendia crianças com idade entre 6 meses e 5 anos. Isso foi possível graças aos esforços da atual Iyalorixá Maria Stella de Azevedo Santos (Mãe Stella) e membros da Sociedade Civil Cruz Santa do Terreiro.[2]

A partir de 1986 tornou-se escola de 1ª à 4ª série do Ensino Fundamental com o nome de Escola Eugênia Anna dos Santos, em homenagem à primeira Iyalorixá e fundadora do Terreiro (Mãe Aninha), cujo ideal era que seus filhos estudassem e tivessem uma formatura.

A escola foi municipalizada em 1998 e atende a cerca de 350 alunos na faixa etária de 6 a 14 anos com turmas de CEB (Ciclo de Estudos Básicos), terceiras e quartas séries.

Em 1999 foi implantado o Projeto Político Pedagógico Yrê Ayó (Caminho da Alegria) que está pautado na História e cultura do povo afro-brasileiro.

Em 2004 a Escola foi reformada e ampliada. Com isso, além das seis salas de aula que já existiam passou a ter laboratório de informática, biblioteca, secretaria, sala para professores, depósito para materiais didáticos, refeitório, cozinha e depósito para merenda escolar. Com a reforma, a arquitetura do prédio e as salas de aula passaram a ter detalhes que lembram a história e a cultura afro-brasileira.

Missão[editar | editar código-fonte]

Desenvolver atividades e vivências pedagógicas que possibilitem às crianças a construção do conhecimento, excelência de desempenho de papéis na sociedade e sua integração cidadã, tendo como apoio motivacional do processo ensino-aprendizagem referências culturais da comunidade do Ilê Axé Opô Afonjá.

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]