Saltar para o conteúdo

Escola Sesc de Ensino Médio

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Escola Sesc de Ensino Médio
Escola Sesc de Ensino Médio
ESEM
Lema "Educar jovens brasileiros para autonomia intelectual, criatividade e compromisso social"
Fundação 17 de fevereiro de 2008 (16 anos)
Tipo de instituição privada filantrópica
semi-internato
Localização Rio de Janeiro, Rio de Janeiro
Diretor(a) Claudia Guimarães Fadel (2008-2018)
Luiz Fernando de Moraes Barros (2018-2022)
Carlos Zanetti (2022-presente)
Total de estudantes aprox. 600
Afiliações Serviço Social do Comércio (Sesc)
Sistema S
Página oficial https://www.poloeducacionalsesc.com.br

A Escola Sesc de Ensino Médio (ESEM) é uma escola-residência de ensino integral, localizada no Rio de Janeiro e que reúne alunos de todas as unidades federativas do Brasil[1]. A partir de 2022, a instituição passou a aceitar apenas turmas do estado do Rio de Janeiro em regime externo, isto é, sem internato. Prevê-se que a última turma de estudantes residentes se formará em 2024.

O senador Cristovam Buarque proferiu a aula inaugural, realizada em 19 de fevereiro de 2008.[2]. Atualmente, possui a 38ª melhor nota do Exame Nacional do Ensino Médio no país, ocupa a 9ª posição do Rio de Janeiro [3] e foi a melhor Escola gratuita do Estado, segundo o ENEM.

O projeto[editar | editar código-fonte]

Idealizada pelo presidente da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), Dr. Antonio Oliveira Santos,[4] a Escola SESC de Ensino Médio recebe todos os anos alunos de todas as unidades federativas do Brasil, incluindo o Distrito Federal, para cursar os três anos do Ensino Médio. Os estudantes vivem no colégio, onde, além das aulas regulares, convivem com culturas diferentes e optam quais oficinas que querem participar, entre as opções estão esportivas (tênis, futsal, vôlei, artes marciais, natação, basquete e [handebol] ), artísticas (artes visuais e tecnológicas e teatro) e estudos eletivos, entre outras.

Os alunos da primeira e segunda série moram na Vila dos Alunos, onde dividem quarto com mais dois alunos de diferentes regiões, além de um professor no andar, que é responsável pela vida residencial dos estudantes. Os alunos da terceira série convivem em forma de república na Vila dos Professores.

Além da diversidade existente, os alunos fazem cursos oferecidos pelo SENAC e têm acesso ao primeiro emprego.

Bolsas de estudos[editar | editar código-fonte]

Considerada uma instituição particular, a escola é mantida pelo Serviço Social do Comércio (SESC), que oferece a todos os seus alunos bolsas de estudos integrais, que são concedidas após prova objetiva e redação

Intercâmbio[editar | editar código-fonte]

Em 2010, foi realizado o primeiro intercâmbio. Um grupo de seis alunos, acompanhado de dois professores, esteve em Boise e Sun Valley, nos Estados Unidos. Atualmente, as escolas estadunidenses parceiras do projeto são Community School (Sun Valley, Idaho) e Phillips Academy (Andover, Massachusetts). [5]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]