Escrutínio

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Este artigo foi proposto para eliminação por consenso. Você é encorajado a melhorar o artigo, mas não remova este aviso, o que seria considerado vandalismo.

Dê a sua opinião e caso ela seja transformada numa votação após uma semana, vote (se tiver direito ao voto) na discussão.

Se aprovada, a eliminação ocorrerá a partir de 28 de novembro.

Ambox question.svg
Esta página ou seção carece de contexto (desde novembro de 2013).

Este artigo (ou seção) não possui um contexto definido, ou seja, não explica de forma clara e direta o tema que aborda. Se souber algo sobre o assunto edite a página/seção e explique de forma mais clara e objetiva o tema abordado.

Wiktionary-logo-pt.png
Nota importante: Segundo consenso de janeiro de 2010, esta marca ({{Movedic}}) não deve ser usada, devendo as páginas que a usem ser eliminadas caso não possam ser artigos ou redirecionamentos.

Foi proposta a transferência desta página para o Wikcionário pelo processo Transwiki ou Import, pois a informação aqui presente é mais adequada a um dicionário do que a uma enciclopédia.

Se puder acrescentar informações a este artigo, de modo a torná-lo enciclopédico, por favor, faça isso e retire esta mensagem. Caso contrário, depois de verificar se o conteúdo não viola os direitos de autor, se é adequado para o Wikcionário e, finalmente, se o Wikcionário já tem uma entrada sobre o assunto, a página será transferida por um administrador do Wikcionário.

O escrutínio é ato de abrir uma urna eleitoral numa votação secreta, e de recolher e contar os votos que nela entraram em favor de cada candidato ou lista[1]. Os escrutínios podem ter fases automatizadas ou manuais, realizando-se de formas distintas em função dos diferentes territórios e sistemas eleitorais.

Referências

  1. Dicionário Priberam da Língua Portuguesa. «Definição de "escrutínio"». Consultado em 5 de janeiro de 2011 

Ver também[editar | editar código-fonte]