Espadarte

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Disambig grey.svg Nota: Se procura o submarino com o mesmo nome, veja Submarino Espadarte (1913).
Como ler uma infocaixa de taxonomiaEspadarte
Xiphias gladius1.jpg
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Actinopterygii
Ordem: Perciformes
Família: Xiphiidae
Género: Xiphias
Espécie: X. gladius
Nome binomial
Xiphias gladius
( Lineu, 1758)

O espadarte (Xiphias gladius[1]) , também designado por vezes como peixe-espada (no Brasil) (que na verdade é o nome popular de outra espécie), é um peixe que pode atingir um tamanho máximo de 4,5 metros e um peso de 540kg.

Encontra-se em águas oceânicas tropicais e temperadas de todo o mundo, sendo uma espécie importante na pesca desportiva.

Em Portugal é apenas conhecido por espadarte.

O que se chama peixe-espada em Portugal é o Trichiurus lepturus, outros nomes comuns, em inglês: Atlantic cutlassfish; francês: Poisson sabre commun; e espanhol: Pez sable.


O que mais caracteriza o espadarte é o prolongamento do maxilar superior, como se fosse uma longa espada. O espadarte é o único membro da família Xiphiidae e do género Xiphias.

Taxonomia[editar | editar código-fonte]

O espadarte recebeu seu nome graças ao seu alongado maxilar superior que se assemelha com uma espada, do latim "Gladius". Tal característica leva muitos ao engano de pensar que o espadarte pertence à mesma família Istiophoridae, o que não é verdade, já que ambos peixes são de famílias distintas.

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. «Xiphias gladius TSN 172482». Integrated Taxonomic Information System (ITIS). 23 de maio de 2008. Consultado em 22 de fevereiro de 2018. 
Ícone de esboço Este artigo sobre peixes é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.