Saltar para o conteúdo

Majoriano: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Linha 19: Linha 19:
|mãe=
|mãe=
}}
}}
'''Júlio Valério Majoriano''' (em [[latim]] ''Flavius Iulius Valerius Maiorianus''; (novembro de [[420]] - 7 de agosto de [[461]]), conhecido como '''Majoriano''', foi [[imperador romano]] do Ocidente ([[457]]-461), proclamado imperador graças ao apoio do general [[Ricimero|Flávio Ricimero]], que o havia auxiliado a se livrar de seu predecessor, [[Ávito]] em [[456]].
'''Flávio Júlio Valério Majoriano''' (em [[latim]] ''Flavius Iulius Valerius Maiorianus Augustus''; (novembro de [[420]] - 7 de agosto de [[461]]), conhecido como '''Majoriano''', foi [[imperador romano]] do Ocidente ([[457]]-461), proclamado imperador graças ao apoio do general [[Ricimero|Flávio Ricimero]], que o havia auxiliado a se livrar de seu predecessor, [[Ávito]] em [[456]].


Ficou desmoralizado como governante, em uma batalha, desonrando o exército. Rompido com o antigo aliado, o general Ricimero, foi preso por este e executado (461), no norte da [[península Itálica]].
Ficou desmoralizado como governante, em uma batalha, desonrando o exército. Rompido com o antigo aliado, o general Ricimero, foi preso por este e executado (461), no norte da [[península Itálica]].

Revisão das 04h51min de 4 de abril de 2016

Majoriano
Imperador romano
Majoriano
Efígie de Majoriano em uma moeda
Reinado 457461
Antecessor(a) Ávito
Sucessor(a) Líbio Severo
Morte 7 de agosto de 461
Nome completo  
Flávio Júlio Valério Majoriano
Flavius Iulius Valerius Maiorianus

Flávio Júlio Valério Majoriano (em latim Flavius Iulius Valerius Maiorianus Augustus; (novembro de 420 - 7 de agosto de 461), conhecido como Majoriano, foi imperador romano do Ocidente (457-461), proclamado imperador graças ao apoio do general Flávio Ricimero, que o havia auxiliado a se livrar de seu predecessor, Ávito em 456.

Ficou desmoralizado como governante, em uma batalha, desonrando o exército. Rompido com o antigo aliado, o general Ricimero, foi preso por este e executado (461), no norte da península Itálica.

Outra versão é dada por Jordanes: Majoriano foi nomeado pelo imperador romano do Oriente, Marciano[1], logo após o assassinato do usurpador e tirano anterior, Petrónio Máximo[2]. Seu reinado foi curto: ele é morto em Dertona, lutando contra os alanos, e é sucedido por Líbio Severo[1].

Referências

  1. a b Jordanes, Getica, XLV.236
  2. Jordanes, Getica, XLV.235
  • History Channel, Série - Roma Acensão e Queda do Império Romano, programa exibido em 08 de novembro de 2009.


Precedido por
Ávito ou Petrónio Máximo
Imperador romano do Ocidente
457 a 461
Sucedido por
Líbio Severo