Saltar para o conteúdo

Plug and Play: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Desfeita a edição 56284778 de 201.78.222.131
Etiqueta: Desfazer
Linha 1: Linha 1:
{{Sem-fontes|data=outubro de 2013}}
{{Sem-fontes|data=outubro de 2013}}
A tecnologia '''ligar e usar''' (em inglês: ''Plug and Play'' ou ainda, ''PnP'') foi criada em 1993 com o objetivo de fazer com que o computador reconheça e configure automaticamente qualquer dispositivo que seja instalado, facilitando a expansão segura dos computadores e eliminando a configuração manual.
A tecnologia '''ligar e usar''' (em inglês: ''Plug and Play'' ou ainda, ''PnP'') foi criada em 1993 com o objetivo de fazer com que o computador reconheça e configure automaticamente qualquer dispositivo que seja instalado, facilitando a expansão segura dos computadores e eliminando a configuração manual. Também usada no meio automotivo quando a substituição de peças que não requer modificações nas peças que interagem.


== Funcionamento ==
== Funcionamento ==

Revisão das 21h10min de 5 de janeiro de 2020

A tecnologia ligar e usar (em inglês: Plug and Play ou ainda, PnP) foi criada em 1993 com o objetivo de fazer com que o computador reconheça e configure automaticamente qualquer dispositivo que seja instalado, facilitando a expansão segura dos computadores e eliminando a configuração manual. Também usada no meio automotivo quando a substituição de peças que não requer modificações nas peças que interagem.

Funcionamento

Para que isso funcione adequadamente são necessários 04 elementos:

Quando o computador é ligado, o BIOS envia sinais a todos os dispositivos. Aqueles que enviam uma resposta são reconhecidos, como acontece com os Plug and Play. A partir deste reconhecimento é montado e atribuído uma tabela de IRQ e DMA para cada dispositivo reconhecido. Esta tabela é armazenada em uma área da CMOS chamada de ESCD. Quando o sistema operacional entra em operação, ele recolhe a tabela ESCD gravada na CMOS e se adapta a ela fornecendo os softwares (drivers) que permitirão aos programas utilizarem estes dispositivos. Mas existem muitos dispositivos que não são 100% compatíveis com esta tecnologia. Eles são os dispositivos chamados de Legacy ISA. Nesses casos, o BIOS não consegue reconhecer e atribuir corretamente recursos para esses dispositivos e desta forma podem causar conflito entre eles. Para evitar que isso aconteça, é necessário reservar manualmente endereços de IRQ e DMA dos dispositivos.

Ver também

Ícone de esboço Este artigo sobre informática é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.