Saltar para o conteúdo

Daniel Barcelos Vargas: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
USXzW (discussão | contribs)
Atualização.
Etiquetas: Expressão problemática Editor Visual
Ertrinken (discussão | contribs)
m Desfeita(s) uma ou mais edições de USXzW
Etiquetas: Reversão e Avisos Reversão manual
Linha 12: Linha 12:
|profissão =[[Jurista]]
|profissão =[[Jurista]]
}}
}}
'''Daniel Barcelos Vargas''' ([[Patos de Minas]]) é um [[jurista]] [[brasil]]eiro. Doutor e mestre e direito pela Universidade de Harvard.
'''Daniel Barcelos Vargas''' ([[Patos de Minas]]) é um [[jurista]] [[brasil]]eiro. Formou-se pela [[Universidade de Brasília]], com mestrado e doutorado pela Universidade de Harvard.


== Biografia ==
== Biografia ==
Linha 19: Linha 19:
Como subchefe executivo, passou a coordenar as atividades da pasta em outras áreas, como os Projetos de Desenvolvimento do Nordeste e do Centro-Oeste.
Como subchefe executivo, passou a coordenar as atividades da pasta em outras áreas, como os Projetos de Desenvolvimento do Nordeste e do Centro-Oeste.


É especialista em direito, governo e políticas públicas. É doutor e mestre em [[direito]] pela [[Universidade de Harvard]], e mestre e b[[Bacharel|acharel em direito]] pela [[Universidade de Brasília]] (UnB). Também realizou estudos na [[Suécia]], [[Israel]] e [[Espanha]].
Vargas foi ainda assessor na [[Ministério Público Federal|Procuradoria-Geral da República]] e no [[Tribunal Superior do Trabalho]] (TST). É doutor e mestre em [[direito]] pela [[Universidade de Harvard]], e mestre e b[[Bacharel|acharel em direito]] pela [[Universidade de Brasília]] (UnB). Também realizou estudos na [[Suécia]], [[Israel]] e [[Espanha]].


Vargas é atualmente [[professor da FGV Direito Rio]], onde coordena o [[Centro de Justiça e Sociedade]]. Escreve e ensina sobre inovação social, avanços da democracia, transformações no direito e sua prática no Brasil e no mundo, desafios da educação pública, mudanças na estrutura do estado e rumos do desenvolvimento brasileiro.
Vargas é professor da [https://eesp.fgv.br/integrante/daniel-barcelos-vargas Escola de Economia da FGV em São Paulo] e [[professor da FGV Direito Rio|da FGV Direito Rio]], onde coordenou o Centro de Justiça e Sociedade. É atualmente coordenador do [https://eesp.fgv.br/centros/observatorios/bioeconomia Observatório de Bioeconomia da FGV] e coordenador de pesquisas do FGV Agro.

Escreve e ensina sobre transição verde no mundo tropical, clima e produção de alimentos, serviços ambientais e regulação de carbono, com especial atenção para desafio do desenvolvimento sustentável da Amazônia.

É colunista do Canal AgroMais.


==Publicações==
==Publicações==
*[https://eesp.fgv.br/sites/eesp.fgv.br/files/eesp_relatorio_verde-eng_digital_-ap3_v3.pdf THE STRUGGLE FOR “GREEN” IN THE ERA OF THE CARBON MARKET: tropical production versus temperate standard], 2023.
*[https://eesp.fgv.br/sites/eesp.fgv.br/files/voluntary_carbon_final.pdf VOLUNTARY CARBON MARKET: FOREST PRESERVATION WITH INTENSIFICATION OF LIVESTOCK FARMING], com Sabrina de Matos, Fernanda Valente, Talita P. Pinto, Leonardo Munhoz e Eduardo D. Assad, 2022.
*[https://eesp.fgv.br/sites/eesp.fgv.br/files/the_environment_as_an_opportunity.pdf THE ENVIRONMENT AS AN OPPORTUNITY: LEGAL MARKET INSTRUMENTS], com Leonardo Munhoz, 2022.
*[https://eesp.fgv.br/sites/eesp.fgv.br/files/additionality_of_environmental_services_from_a_legal_perspective_payment_for_environmental_services_in_legally_protected_areas.pdf ADDITIONALITY OF ENVIRONMENTAL SERVICES FROM A LEGAL PERSPECTIVE: PAYMENT FOR ENVIRONMENTAL SERVICES IN LEGALLY PROTECTED AREAS], com Leonardo Munhoz, 2022.
*[https://eesp.fgv.br/sites/eesp.fgv.br/files/ocbio_mercado_de_carbono_voluntario_no_brasil_na_realidade_e_na_pratica_en.pdf VOLUNTARY CARBON MARKET IN BRAZIL IN REALITY AND IN PRACTICE], com Linda M. M. Delazeri e Vinicius H. P. Ferreira, 2022.
*[https://eesp.fgv.br/sites/eesp.fgv.br/files/eesp_relatorio_lab_bioeconomia_04_ap5.pdf O AVANÇO DO MERCADO VOLUNTÁRIO DE CARBONO NO BRASIL: DESAFIOS ESTRUTURAIS, TÉCNICOS E CIENTÍFICOS], com Linda M. M. Delazeri e Vinicius H. P. Ferreira, 2022.
*[https://eesp.fgv.br/sites/eesp.fgv.br/files/ocbio_mercado_de_carbono_1.pdf MERCADO DE CARBONO VOLUNTÁRIO NO BRASIL: NA REALIDADE E NA PRÁTICA], com Linda M. M. Delazeri e Vinicius H. P. Ferreira, 2022.
*[https://eesp.fgv.br/sites/eesp.fgv.br/files/eesp_relatorio_lab_bioeconomia_01_v2.pdf O ARTIGO 6 DO ACORDO DE PARIS E O MERCADO DE CARBONO: PREPARATIVOS PARA A COP26 EM GLASGOW], 2021.
*[https://eesp.fgv.br/sites/eesp.fgv.br/files/ing_-_definicao_de_desmatamento_3.pdf DEFINITION OF DEFORESTATION IN THE NEW EUROPEAN REGULATION AND IMPLICATIONS] (Nota Técnica), com Leonardo Munhoz e Fernanda Valente, 2022.
*[https://eesp.fgv.br/sites/eesp.fgv.br/files/nota_-_portaria_carbono_neutro.pdf PORTARIAS DO MAPA: AGRICULTURA CARBONO NEUTRO] (Nota Técnica), 2022, com Leonardo Munhoz, Camila Genaro Estevam, Talita Priscila Pinto e Cicero Zanetti de Lima.
*[https://eesp.fgv.br/sites/eesp.fgv.br/files/nota_observatorio_-_mercado_de_c.pdf REGULAMENTAÇÃO DO MERCADO DE CARBONO NO BRASIL: DECRETO FEDERAL N. 11.075/2022], com Leonardo Munhoz.
*[https://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/agroanalysis/article/view/88139 Contabilidade Climática Enviesada: Petróleo vs Alimento], com Luiz G. Barioni. Agroanalysis, v. 42 n. 8, agosto, 2022.
*[https://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/agroanalysis/article/view/87779 Mercado de Carbono: a Favor dos Países Ricos e Contra os Países Pobres]. Agroanalysis, v. 42 n. 4, abril, 2022.
*[https://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/agroanalysis/article/view/88712 Dashboard sobre Precificação de Carbono], com Fernanda Valente. Agroanalysis, v. 42 n. 10 (2022): outubro.
*[https://loja-editoracontracorrente.com.br/produto/seguranca-publica/ Vargas, Daniel. Segurança Pública: um Projeto para o Brasil], Ed. Contracorrente, 2020.
*Construtivismo Institucional de Anisio Teixeira, com Laila Galvão. Filosofia, Ação, Criação: Poética Pragmática em Movimento. José Crisóstomo de Souza (org), Ed. UFBA, 2021.
*[https://www.amazon.com.br/Combate-Covid-19-Brasil-Distrito-munic%C3%ADpios-ebook/dp/B08GCBY31H O Combate à Covid-19 no Brasil. O Combate à Covid-19 no Brasil: Como a União, Estados, Distrito Federal e Municípios Têm Atuado para Combater os Efeitos da Pandemia? (Janeiro a Maio de 2020)], Coordenador, FGV Direito Rio, 2020.
*[https://direitorio.fgv.br/conhecimento/publicacao/o-combate-covid-19-pelo-mundo-como-estado-sociedade-civil-e-iniciativa O Combate à COVID-19 pelo Mundo: Como Estado, Sociedade Civil e Iniciativa Privada Atuaram no Combate à Pademia? (Janeiro a Maio de 2020)], Coordenador, FGV Direito Rio, 2020.
*Vargas, Daniel. Creative Society in the Making - Social Innovation, Civism and Governance in the 21st Century (SJD Thesis), 2014. Harvard Law School Library.
*Vargas, Daniel Barcelos. Ombudsman Parlamentar - Modelo Sueco de Controle das Atividades do Estado e de Defesa dos Interesses dos Cidadãos. 1ª. ed. Brasília: Câmara dos Deputados, 2003. v. 1. 130 p.
*Vargas, Daniel Barcelos. Ombudsman Parlamentar - Modelo Sueco de Controle das Atividades do Estado e de Defesa dos Interesses dos Cidadãos. 1ª. ed. Brasília: Câmara dos Deputados, 2003. v. 1. 130 p.
*[http://servicos.capes.gov.br/capesdw/resumo.html?idtese=20058353001010017P3 Vargas, Daniel Barcelos. O Renascimento Republicano no Constitucionalismo Contemporâneo e os Limites da "Comunidade" – Uma Análise das Teorias Constitucionais de Bruce Ackerman, Frank Michelman e Cass Sunstein. 01/08/2005]{{Ligação inativa|1=data=abril de 2019 }}
*[http://servicos.capes.gov.br/capesdw/resumo.html?idtese=20058353001010017P3 Vargas, Daniel Barcelos. O Renascimento Republicano no Constitucionalismo Contemporâneo e os Limites da "Comunidade" – Uma Análise das Teorias Constitucionais de Bruce Ackerman, Frank Michelman e Cass Sunstein. 01/08/2005]{{Ligação inativa|1=data=abril de 2019 }}

Revisão das 01h47min de 7 de maio de 2023

Daniel Barcelos Vargas
Ministro Chefe (interino) da Secretaria de Assuntos Estratégicos do  Brasil
Período 30 de junho de 2009
até 20 de outubro de 2009
Antecessor(a) Roberto Mangabeira Unger
Sucessor(a) Samuel Pinheiro Guimarães Neto
Nascimento
Patos de Minas (MG)
Profissão Jurista

Daniel Barcelos Vargas (Patos de Minas) é um jurista brasileiro. Formou-se pela Universidade de Brasília, com mestrado e doutorado pela Universidade de Harvard.

Biografia

Foi Ministro Chefe da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República (interino), e desempenhou os cargos de assessor especial, diretor, chefe de gabinete do ministro e subsecretário de Desenvolvimento Sustentável.[1] Auxiliou o ministro de Estado na formulação e coordenação das políticas do Plano Amazônia Sustentável (PAS).[2]

Como subchefe executivo, passou a coordenar as atividades da pasta em outras áreas, como os Projetos de Desenvolvimento do Nordeste e do Centro-Oeste.

Vargas foi ainda assessor na Procuradoria-Geral da República e no Tribunal Superior do Trabalho (TST). É doutor e mestre em direito pela Universidade de Harvard, e mestre e bacharel em direito pela Universidade de Brasília (UnB). Também realizou estudos na Suécia, Israel e Espanha.

Vargas é atualmente professor da FGV Direito Rio, onde coordena o Centro de Justiça e Sociedade. Escreve e ensina sobre inovação social, avanços da democracia, transformações no direito e sua prática no Brasil e no mundo, desafios da educação pública, mudanças na estrutura do estado e rumos do desenvolvimento brasileiro.

Publicações

Referências

  1. O Globo Online; Noblat (30 de junho de 2009). «Mangabeira deixa o governo e volta para os EUA». Consultado em 20 de outubro de 2009 
  2. Sítio oficial da Secretaria de Assuntos Estratégicos (SAE) (20 de julho de 2009). «Daniel Barcelos Vargas - Currículo». Consultado em 20 de outubro de 2009. Arquivado do original em 26 de junho de 2012 
  3. Daniel B. Vargas (2014). «Jurista Criativo» (PDF). FGV Direito Rio 

Ligações externas

Precedido por
Roberto Mangabeira Unger
Ministro Chefe de Assuntos Estratégicos do Brasil (interino)
2009
Sucedido por
Samuel Pinheiro Guimarães Neto