Indústria pesada: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Rjbot (discussão | contribs)
Datando predefs de manutenção
SieBot (discussão | contribs)
Linha 30: Linha 30:
[[sr:Тешка индустрија]]
[[sr:Тешка индустрија]]
[[sv:Tung industri]]
[[sv:Tung industri]]
[[uk:Важка промисловість]]
[[vi:Công nghiệp nặng]]
[[vi:Công nghiệp nặng]]
[[zh-yue:重工業]]
[[zh-yue:重工業]]

Revisão das 01h52min de 3 de fevereiro de 2010

Entende-se por indústria pesada aquela que trabalha e trata os produtos de sua origem em grande quantidade, com exclusão de produtos agrícolas, para converte – los em produtos semi – elaborados e que serão posteriormente utilizados para a fabricação de outros bens destinados ao consumo final. Trata - se de grandes quantidades de produtos brutos, pesados, para transformar - los em produtos semi-elaborados.

Na indústria pesada distinguiremos como indústrias principais, a metalurgia e a química.

A indústria metalúrgica tem uma grande dependência de matérias-primas, exige inversões muito elevadas e ocupa muito o setor industrial.

A indústria metalúrgica proporciona: lingotes, forjados, tubos, pranchas de aço, ferro, alumínio e outros metais com vistas a utilizar-los em outras fábricas.

A indústria química é a mais variada, que utiliza uma gama maior de matérias primas: combustíveis sólidos, líquidos e gasosos, pirita, cal, sal, produtos vegetais e animais, etc. A elaboração desses produtos químicos é a mais complexa.

Os produtos mais comuns são: fertilizantes, corantes, explosivos, plásticos, gomas, borracha, detergentes, isolantes, fibras artificiais, produtos fotográficos, produto farmacêutico, etc. Um tipo de indústria química diferenciada é a refinaria de petróleo.

Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.