Tubo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde fevereiro de 2014). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Disambig grey.svg Nota: Para a cidade filipina, veja Tubo (Filipinas).
Conjunto de tubos para transporte de água num sistema de ar-condicionado

Um tubo, cano ou conduta é um cilindro (embora possa possuir outros formatos, como o retangular, por exemplo) oco comprido geralmente fabricado em cerâmico, metal ou plástico. Pode variar de diâmetro, espessura de parede e comprimento. Tubos são, geralmente, utilizados em:

Tubo Inox[editar | editar código-fonte]

O tubo inox é amplamente utilizado em diversas indústrias, em projetos que necessitem de resistência e durabilidade, como em corrimões de escada, para-choque de veículos, tubulações hidráulicas, guarda-corpos e canos de escape.

Tubo Galvanizado[editar | editar código-fonte]

O que é um tubo de aço galvanizado e quais as suas aplicações[1][editar | editar código-fonte]

As estruturas empresariais e de construção civil precisam de de durabilidade e rigidez para dar origem a projetos de engenharia eficazes.

No cenário industrial, os tubos de aço galvanizados se apresentam como opções ideais para condução de fluídos e também para empreiteiras de construção e instalação de postes públicos ou construtoras em geral.

Eles são fabricados em ferro e carbono, conferindo a máxima resistência aos sistemas. No acabamento é feita a galvanização, que consiste no revestimento do aço com zinco, que protege o tubo contra a ação de diversos agentes corrosivos.

Usinas de açúcar e álcool

O segmento sucroalcooleiro se beneficia com a instalação de tubos de aço galvanizados em sistemas de transferência de líquidos e grânulos. Isso porque essas estruturas têm a característica de elevada resistência à corrosão mesmo com a passagem de fluídos agressivos.

A facilidade de limpeza e a eficiência em troca térmica são outros pontos positivos proporcionados pelos tubos de aço galvanizados em usinas de açúcar e álcool, que agregam vantagem em seus sistemas de cozimento e evaporação.

Ver também[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Tubo

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Wiki letter w.svg Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.
  1. «TUBO DE AÇO GALVANIZADO: O QUE É E APLICAÇÕES». 3 de novembro de 2014. Consultado em 7 de agosto de 2018.