Simen Agdestein: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
LucienBOT (discussão | contribs)
m Bot: Adicionando: it:Simen Agdestein
Roberto Cruz (discussão | contribs)
m Removendo categoria "Jogadores de xadrez da Noruega"; Adicionando "Enxadristas da Noruega" (usando HotCat)
Linha 23: Linha 23:


{{DEFAULTSORT:Agdestein, Simen}}
{{DEFAULTSORT:Agdestein, Simen}}

[[Categoria:Jogadores de xadrez da Noruega]]
[[Categoria:Futebolistas da Noruega]]
[[Categoria:Futebolistas da Noruega]]
[[Categoria:Enxadristas da Noruega]]


[[br:Simen Agdestein]]
[[br:Simen Agdestein]]

Revisão das 14h49min de 19 de fevereiro de 2010

Simen Agdestein

Simen Agdestein (Asker, 15 de Maio de 1967) é um GM de xadrez e ex-futebolista norueguês. Como enxadrista, ele venceu sete vezes o Campeonato Nacional Norueguês, incluindo o título de 2005.

Agdestein demonstrou um talento prodígio nato para o xadrez, culminando com o primeiro título nacional aos 15, o título de IM aos 16 e o de GM aos 18 anos de idade. Em competições internacionais, suas primeiras conquistas foram o segundo lugar no Campeonato Mundial Júnior de 1986, atrás de Walter Arencibia e a frente de Evgeny Bareev, Viswanathan Anand e Jeroen Piket. Um pouco depois, seu ELO chegou a passar de 2600, mas ele nunca chegou a participar do circuito de elite mundial.

No início da década de 1980, Agdestein se tornou a inveja de jovens ao redor do mundo, quando começou a conciliar campeonatos de xadrez com uma carreira como jogador de futebol.[1]

No início da década de 1990, um machucado no joelho impediu que ele continuasse as atividades de futebolista, o que impactou no seu xadrez, com seu rating diminuindo. Entrentanto em 1999, Agdestein deu a volta por cima e voltou a vencer importantes torneios, incluindo o torneio de Cappelle La Grande e o forte torneio da Ilha de Man em 2003.

Ele representou seu país sete vezes durante as olimpíadas de xadrez, na maioria das vezes jogando no primeiro tabuleiro e vencendo sete medalhas individuais de ouro.

Referências

Predefinição:Ligações Externas

Predefinição:Portal-xadrez

Ícone de esboço Este artigo sobre enxadrismo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.