Enciclopedistas: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
m Trocando Image:DiderotVanLoo.jpg por Image:Louis-Michel_van_Loo_001.jpg (Siebrand: "Was in category "Duplicate", exact duplicate")
Exutilizador (discussão | contribs)
m Rousseau -> Jean-Jacques Rousseau, replaced: RousseauRousseau utilizando AWB
Linha 3: Linha 3:




A Encyclopédie foi editada por [[Diderot]] e [[d'Alembert]],com contribuições em artigos de [[Voltaire]], [[Montesquieu]], [[Rousseau]], [[Georges-Louis Leclerc, conde de Buffon|Buffon]] e do barão [[d´Holbach]]. As estritas [[leis]] da [[censura]] na [[França]] evitaram ataques diretos à [[Igreja]] e ao [[Estado]], mas estas duas instituições gêmeas eram tratadas na ''Enciclopédia'' com [[ironia]] e desdém.Um decreto de [[1752]] proibiu os primeiros volumes e em [[1759]] foi incluída no [[Índex]](de livros publicados aos católicos romanos), mas continuou a circular.Acredita-se que as atitudes críticas fomentadas pela ''Enciclopédia'' contribuíram para a [[Revolução Francesa]].
A Encyclopédie foi editada por [[Diderot]] e [[d'Alembert]],com contribuições em artigos de [[Voltaire]], [[Montesquieu]], [[Jean-Jacques Rousseau|Rousseau]], [[Georges-Louis Leclerc, conde de Buffon|Buffon]] e do barão [[d´Holbach]]. As estritas [[leis]] da [[censura]] na [[França]] evitaram ataques diretos à [[Igreja]] e ao [[Estado]], mas estas duas instituições gêmeas eram tratadas na ''Enciclopédia'' com [[ironia]] e desdém.Um decreto de [[1752]] proibiu os primeiros volumes e em [[1759]] foi incluída no [[Índex]](de livros publicados aos católicos romanos), mas continuou a circular.Acredita-se que as atitudes críticas fomentadas pela ''Enciclopédia'' contribuíram para a [[Revolução Francesa]].


[[Categoria:Enciclopedistas| ]]
[[Categoria:Enciclopedistas| ]]

Revisão das 19h09min de 27 de abril de 2010

Retrato de Denis Diderot pintado por Louis-Michel van Loo em 1767. Óleo sobre tela; 81 cm x 65 cm.

Enciclopedistas é o nome dado aos filósofos e outros pertencentes ao chamado Enciclopedismo que confeccionaram e apoiaram a Encyclopédie, publicada na França entre 1751 e 1780, com 35 volumes, uma das grandes realizações literárias do século 18. Era uma revisão completa das artes e ciências da época. Explicando os novos conceitos físicos e cosmológicos, e proclamando a nova filosofia do humanismo.


A Encyclopédie foi editada por Diderot e d'Alembert,com contribuições em artigos de Voltaire, Montesquieu, Rousseau, Buffon e do barão d´Holbach. As estritas leis da censura na França evitaram ataques diretos à Igreja e ao Estado, mas estas duas instituições gêmeas eram tratadas na Enciclopédia com ironia e desdém.Um decreto de 1752 proibiu os primeiros volumes e em 1759 foi incluída no Índex(de livros publicados aos católicos romanos), mas continuou a circular.Acredita-se que as atitudes críticas fomentadas pela Enciclopédia contribuíram para a Revolução Francesa.