Tenrikyo: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
LucienBOT (discussão | contribs)
m Bot: Adicionando: ru:Тэнрикё
Luckas-bot (discussão | contribs)
m Bot: Adicionando: tl:Tenrikyo
Linha 57: Linha 57:
[[sv:Tenrikyo]]
[[sv:Tenrikyo]]
[[th:ศาสนาเทนริเกียว]]
[[th:ศาสนาเทนริเกียว]]
[[tl:Tenrikyo]]
[[tr:Tenrikyō]]
[[tr:Tenrikyō]]
[[uk:Тенріїзм]]
[[uk:Тенріїзм]]

Revisão das 06h24min de 7 de junho de 2010

Recinto de Reverência da Tenrikyo no Japão

Tenrikyo (天理教; Tenrikyō, Ensinamento da Razão Divina), é uma religião de origem japonesa, fundada pela camponesa Miki Nakayama, que passou por uma experiência revelatória em 26 de outubro de 1838.

Após esta data ela se tornou conhecida como o sacrário dos "Deus-Parens", a Oyassama ("Nossa Mãe"). Estima-se que a religião tenrikyo tenha aproximadamente 2 milhões de seguidores no mundo inteiro, sendo 1.5 milhões no Japão. O ensinamento, baseado nos três textos originais (Ofudesaki 御筆先「おふでさき」, Mikagura-Uta 御神楽歌「みかぐらうた」 e Osashizu 御指図「おさしず」), e a "vida modelo" (ensinada por Oyassama) pregam principalmente o Youkigurashi, que é traduzido como "Vida Plena de Alegria e Felicidade". Esta pregação, que seria a vida harmoniosa entre todos os seres e Deus-Parens, é ensinada como sendo o objetivo principal da vida, e a predestinação original e comum a todos os seres humanos, tendo sua razão explicativa na intenção dos Deus-Parens ('Tenri-Ô-no-Mikoto') em desejar ver o viver alegre e feliz de seus filhos.

Conceitos

Residência de Oyassama
  • Yo (陽) é "positivo", o mesmo caractere do Yang no Yin e Yang chinês.
  • Ki (氣) é "espírito" ou "energia", o mesmo caractere de Chi em chinês.
  • Yusan (遊山) é "uma caminhada pelas montanhas e campos" (lit. excursão), implicando em uma vida em meio à natureza.
  • Gurashi (暮) é "vivência", implicando a vida num senso maior de dia a dia.

Monoteísta, tendo Tenri-Ô-no-Mikoto (lit. "Senhor da Razão do Céu") como deus, que é definido como o criador e parens (pai e mãe) cuidadoso para com toda a humanidade. É chamado também de Oyagamissama (Deus-Parens). A reencarnação contínua é uma parte da religião, mas não um ponto central. Os ensinamentos principais incluem: Moto-no-Ri - A Razão da origem; Kashimono-Karimono (coisa emprestada e tomada emprestada) – o relacionamento natural entre o corpo humano e Deus; Hinokishin – Todo e qualquer ato surgido do sentimento de gratidão pelo corpo emprestado estar sendo vivificado pelo trabalho de Deus-Parens; Tanno (Satisfação Sincera) – uma atitude construtiva com relação a problemas, doenças e dificuldades; e Juzen-no-Shugo – Dez Providências, envolvidas na criação do mundo e dos seres humanos.

Emblema da religião

Na Tenrikyo há três níveis sucessivos de entendimento da natureza de Deus: o primeiro é Kami, que é Deus propriamente dito, o segundo é Tsukihi (lit. Lua Sol), Deus como o criador da natureza e das leis naturais, e por último Oya (Parens), que é Deus como o Pai e Mãe dos seres humanos. Estes termos referem-se a três níveis sucessivos de entendimento de um único Deus conforme eles crescem em maturidade espiritual. Muitas metáforas sobre construção e carpintaria são usadas nos ensinamentos da Tenrikyo, que propõem a construção de um mundo melhor e mais feliz num processo progressivo no qual as pessoas podem tomar pequenos passos na direção do progresso através do trabalho cooperativo.

A sede principal da religião está localizado onde anteriormente era a Vila Shoyashiki, atualmente parte da cidade de Tenri no município de Nara. O complexo do Recinto de Reverência principal se encontra em torno de Jiba, o local original da criação dos seres humanos. O líder religioso é chamado de Shimbashira (lit. Pilar Principal). Os ensinamentos da Tenrikyo, apesar de enfatizarem o trabalho em grupo, permitem um grau significativo de individualidade em meio aos seguidores - diferenças são vistas como complementares, e a organização geral é subdividida em muitos diferentes grupos com objetivos comuns mas focos diferentes. Estes objetivos diferem dependendo do Daikyokai (lit. Igreja-Mor), desde grupos de atendimento a vítimas de desastres naturais, pessoal médico em hospitais, universidades, um enorme museu, uma das maiores bibliotecas do Japão, várias escolas e muitos outros. O Judô de Tenri é renomado como um estilo competitivo de Judô de sucesso que já produziu muitos campeões, como o único tri-campeão olímpico Tadahiro Nomura(JPN), e também há outros grupos de interesse em artes e esporte dentro da religião tenrikiana.

Recinto de Reverência ao entardecer

A história do Tenrikyo é turbulenta, tendo sido estabelecida durante um tempo de grande mudança no japão. Eventuais conexões modernas com o Xintoísmo podem ser explicados através do entendimento da perseguição pela qual os primeiros seguidores passaram. O relacionamento entre a organização do Tenrikyo e a igreja Católica é muito boa.

Seguidores Famosos

Predefinição:Religião/Tópicos