Shakuhachi

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Shakuhachi
JapaneseShakuhachiSection.jpg
Tipo
fue (en)
open single notch flutes with fingerholes (d)
flauta de bambu
end-blown flute (en)
Concepção
País de origem
Shakuhachi japonês

O shakuhachi é uma flauta tradicional japonesa, tocada verticalmente, como a flauta doce ou a quena, e possui embocadura livre. O modelo tradicional é fabricado com bambu madake, possui cinco furos para os dedos e sete nós em seu corpo. O comprimento padrão é de 1,8 shaku (1 shaku = 30,3 centímetros), ou, em outras palavras, de 1 shaku e 8 sun (sun = um décimo de shaku), de onde se originou o nome do instrumento. Em japonês, o numero 1 é pronunciado como ichi, e o número 8 é pronunciado como hachi. Da abreviação das palavras "ichi", "shaku","hachi" e "sun", utilizadas em japonês para definir sua medida, surgiu a palavra shakuhachi.

Estrutura[editar | editar código-fonte]

O bambu usado na sua construção é um bambu grosso e duro chamado Madake, cortado na base e com a distância entre os nós bem definida. Possui quatro orifícios na parte frontal e um na parte traseira coberto pelo polegar. Fundamentalmente, o shakuhachi usa a escala pentatônica (Ré, Fá, Sol, Lá, Dó, Ré), mas é possível executar a escala cromática e até fazer portamento apenas mudando a embocadura.

Origem[editar | editar código-fonte]

O shakuhachi foi introduzido no Japão através da China.

Existem composições para o shakuhachi datadas da era Nara (Século VIII). O shakuhachi era tocado como parte das cerimônias e práticas do Zen Budismo, mais especificamente na facção Fuke japonesa. Era o instrumento preferido dos sacerdotes peregrinos. No início do período Edo (Século XVII) surge a escola Kinko, que sem perder os aspectos religiosos, passou a utilizar o instrumento puramente para a música. Há cerca de cem anos surgiu uma nova escola, a Tozan. Existem diferenças na técnica de execução dos instrumentos, e até mesmo na estrutura, como a colocação do quinto orifício numa posição mais abaixo.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Núcleo de Estudos de Shakuhachi do Brasil


Ícone de esboço Este artigo sobre instrumento musical é um esboço relacionado ao Projeto Música. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.