Bloco sonoro

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde abril de 2015). Por favor, adicione mais referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Bloco sonoro tubular.

Bloco sonoro ou wood block é um idiofone de percussão composto de blocos ocos de madeira ou plástico. Os formatos dos blocos podem variar: em forma de caixa, tubulares, esféricos ou ovóides. Os blocos são ocos e sempre possuem um corte ou furo para permitir a vibração de suas paredes; portanto, além de produzirem o som, também funcionam como sua própria caixa de ressonância.

Um conjunto de blocos sonoros tem geralmente cinco ou mais blocos de tamanhos diferentes - cada um com uma afinação. Podem ser fixados, por parafusos ou cordas, a um suporte metálico ou apoiados em uma superfície plana. Músicos do leste asiático usam blocos sonoros de vários tamanhos - desde pequenos blocos, que cabem na mão, até grandes caixas (geralmente fixas em templos), que são percutidas com uma pequena tora de madeira que é balançada em direção a elas. Tambores de tora, feitos de troncos ocos de madeira, utilizam um princípio semelhante e são utilizados na África e nas ilhas do Pacífico.

Os modelos mais comuns de bloco sonoro são de madeira (daí seu nome em inglês: wood block), mas também existem os modelos feitos de plástico que imitam o som da madeira. Os blocos são percutidos com baquetas de ponta dura. Normalmente fazem parte do conjunto de instrumentos da seção de percussão de conjuntos musicais ou orquestras. Também podem ser acoplados a uma bateria. O bloco sonoro é ideal para percussionistas que buscam compor seu set de instrumentos de modo a produzir efeitos sonoros originais.

Origem[editar | editar código-fonte]

O bloco sonoro é oriundo da China, onde era associado a rituais religiosos. Há também referências da existência de blocos sonoros de madeira há milhares de anos na África, onde eram usados em rituais de fertilidade. No início do século XX, ragtimers e jazzistas chamavam-no de clog box (caixa de socos) ou tap box (caixa de golpes).

Na época do cinema mudo, blocos sonoros eram empregados para imitar o som de cascos de cavalo, o gotejar da água e também o som de sapateado. As orquestras de música erudita também empregam o instrumento com alguma frequência. [1]

Ver também[editar | editar código-fonte]

A Bateria
Drum set.svg

1 Prato de condução | 2 surdo | 3 Tom-tom

4 Bumbo | 5 Caixa | 6 Chimbau

Outros componentes

Prato de ataque | Prato chinês |
Pandeirola | Bloco sonoro | Campana

Referências