Caxixi

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Caxixi, Dobrão e Baqueta

O caxixi é um instrumento idiofone do tipo chocalho, de origem africana[1] . É um pequeno cesto de palha trançada, em forma de campânula, pode ter vários tamanhos e ser simples, duplo ou triplo; a abertura é fechada por uma rodela de cabaça. Tem uma alça no vértice. Possui pedaços de acrílico, arroz, conchas ou sementes de Tinquim secas no interior para fazê-lo soar. É usado como instrumento componente das rodas de capoeira[2] , complementar ao berimbau.

A mão direita que segura a vareta entre o polegar e o indicador, segura também o Caxixi, com o médio e o anular, Desta maneira, cada pancada da vareta sobre a corda é acompanhada pelo som seco e vegetal do Caxixi[3] .

Em 2013, por ocasião da Copa do Mundo FIFA de 2014, o caxixi foi usado como base para a criação do instrumento nativo oficial, dando origem à caxirola[4] , nome derivado da junção de caxixi com castanhola. O instrumento foi apresentado pelo músico Carlinhos Brown após parceria com empresas que fabricaram o produto. Todavia, o produto derivado do caxixi foi proibido nos eventos esportivos para os quais foi proposta sua participação[5] .

Referências

  1. JAUED, André. Caxixi Mundo Percussivo. Visitado em 5 de agosto de 2015.
  2. GALLO, Priscila Maria (2010). Caxixi: um exemplar da percussão afro-brasileira e sua contribuição para reflexões de perspectiva etnomusicológica SIMPOM - Anais 2010 - Unirio. Visitado em 5 de agosto de 2010.
  3. DARIDO, Suraya Cristina. Para Ensinar Educação Física. [S.l.]: Papirus, 2007. p. 240 p. https://books.google.com.br/books?id=Ko1ZNBVi_2wC&pg=PA240&lpg=PA240&dq=caxixi+baqueta+berimbau&source=bl&ots=5fnVHyZYHr&sig=2XyAPEn6L1ePlA0kGHMvL8OxRXE&hl=pt-BR&sa=X&ved=0CGYQ6AEwEGoVChMIisjNzJOSxwIVxFQ-Ch01yw6M#v=onepage&q=caxixi%20baqueta%20berimbau&f=false
  4. DÉCIMO, Tiago (Agência Estado) (5 de maio de 2013). País quer emplacar a caxirola na Copa Gazeta de Alagoas. Visitado em 5 de agosto de 2015.
  5. Caxirola vetada: ministro enterra sonho bilionário de Brown Veja (31 de maio de 2013). Visitado em 5 de agosto de 2015.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]


O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Caxixi