Pedal steel

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Pedal steel
Pedal steel
Informações
Classificação Hornbostel-Sachs
Um pedal steel com 10 cordas mostrando 3 pedais

Pedal steel (também conhecido como pedal steel guitar) é um tipo de guitarra elétrica que usa um bastão de metal sobre as cordas no lugar da pressão com os dedos. Os pedal steel modernos normalmente têm 10 ou 12 cordas e vêm em modelos com braços simples e duplos[1] De forma diversa de outros instrumentos que usam bastão, como o dobro e o lap steel este instrumento dispõe de pedais para os pés para alterar os sons de onde se deriva o seu nome.

Embora muitas pessoas supõem incorretamente que a palavra "steel" refere-se a barra de metal usada para tocar o instrumento, na verdade se refere ao fato de que as primeiras guitarras a serem tocadas dessa forma (na música havaiana) tinham o corpo do ressonador feito de aço. A barra de metal (chamada de "tone bar") atua como um traste móvel, encurtando o comprimento efetivo da corda ou cordas que estão sendo puxadas a medida que o tocador move para cima e para baixo a barra com uma mão. O instrumento é colocado na horizontal em uma bancada com as cordas voltadas para o instrumentista, que usa, em geral, uma dedeira de plástico no polegar e dedeiras de metal nos dedos indicador e médio.

Um dos grandes tocadores deste instrumento no Brasil é Rick Ferreira, que acompanhou Raul Seixas em várias gravações.[2].

Referências

  1. Ross, Michael (17 de fevereiro de 2015). «Pedal to the Metal: A Short History of the Pedal Steel Guitar». Premier Guitar Magazine. Consultado em 18 de julho de 2019 
  2. Silvio Essinger. «Fiel escudeiro de Raul Seixas, guitarrista homenageia o ídolo». O Globo. Consultado em 9 de maio de 2017 
Wikiquote
O Wikiquote possui citações de ou sobre: Pedal Steel