Monumento Nacional ao Imigrante: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
m Removendo categoria "Cultura de Caxias do Sul" (usando HotCat)
Linha 24: Linha 24:


[[it:Monumento Nazionale per l'immigrato]]
[[it:Monumento Nazionale per l'immigrato]]

Gostaria de acrescentar que foi um pedreiro espanhol, sr Antonio Lorenzo Iglesias, que ajudou no trabalho de pedreiro desse monumento. Infelizmente esses pobres colaboradores nunca são citados. Mas aqui vai a informação.

Revisão das 18h42min de 13 de julho de 2010

O Monumento

O Monumento Nacional ao Imigrante é um monumento de Caxias do Sul, RS, localizado na entrada da cidade, na BR-116, km 150.

Sua pedra fundamental foi lançada em 1950 pelo Presidente da República Eurico Gaspar Dutra. A construção partiu da iniciativa de uma comissão comunitária, que realizou um concurso para definir o melhor projeto dedicado a homenagear os imigrantes italianos do estado. O projeto escolhido foi de autoria do escultor gaúcho Antônio Caringi. A construção se iniciou em 1951, e a obra foi terminada em 1954, sendo inaugurada pelo Presidente da República Getúlio Vargas em 28 de fevereiro. A fundição das partes de bronze ficou a cargo da Metalúrgica Abramo Eberle, com supervisão de Tito Bettini, e os elementos de alvenaria e pedra são obra de Silvio Toigo e José Zambon.

A destinação inicial do monumento foi alterada pela Lei 1.801 de 2 de janeiro de 1953, que determinou que se homenageasse com ele não só os imigrantes italianos, mas todas as etnias que contribuíram para a povoação e progresso do Brasil, passando a ser um monumento nacional. Em 13 de setembro de 1985 o monumento foi doado ao Município pela Comissão Pró-Monumento, sofrendo diversas obras de restauro entre 1999 e 2002.

Detalhe do grupo escultórico principal

O monumento é constituído por um grande grupo escultórico em bronze representando um casal de agricultores, com uma criança nos braços da mulher. Às suas costas ergue-se um obelisco com três imagens alegóricas em baixo-relevo, ilustrando a posse da terra, o cultivo da terra, e a aliança entre as forças civis e militares sob a proteção divina, além da data 1875, da fundação da cidade. De ambos os lados existe uma escadaria monumental.

Abaixo das esculturas foi construída uma cripta, cuja porta, também em bronze, traz a imagem de Luiz Antônio Feijó recebendo os imigrantes, emoldurada por versos gravados de autoria de Cassiano Ricardo. Sobre a entrada, os dizeres A NAÇÃO BRASILEIRA AO IMIGRANTE. A cripta, revestida de mármore doado pelo governo da Itália, originalmente era um museu, mas a partir de julho de 2004 foi transformada em espaço cultural, recebendo o nome Espaço Cultural Antônio Caringi, dando lugar a exposições temáticas temporárias.

Ver também

Ligações externas

Gostaria de acrescentar que foi um pedreiro espanhol, sr Antonio Lorenzo Iglesias, que ajudou no trabalho de pedreiro desse monumento. Infelizmente esses pobres colaboradores nunca são citados. Mas aqui vai a informação.