O Êxtase de Santa Teresa: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Linha 1: Linha 1:
[[Imagem:Ecstasy St Theresa SM della Vittoria.jpg|thumb|200px|O Orgasmo de Santa Teresa]]O '''Orgasmo de Santa Teresa''' é uma escultura de [[Gian Lorenzo Bernini]](1598-1680) um dos maiores escultores do século XVII, representando a experiência mística de [[Santa Teresa de Ávila]] trespassada por uma seta de amor divino por um anjo, realizada para a capela do cardeal Federico Cornaro. A madre Teresa de Jesus, nascida Teresa de Cepeda y Ahumada morreu em [[Alba de Tormes]] em 4 de Outubro de 1582.
[[Imagem:Ecstasy St Theresa SM della Vittoria.jpg|thumb|200px|O Orgasmo de Santa Teresa]]O '''Orgasmo de Santa Teresa''' é uma escultura de [[Gian Lorenzo Bernini]](1598-1680) um dos maiores escultores do século XVII, representando a experiência mística de [[Santa Teresa de Ávila]] trespassada pelo [[pênis]] do amor divino por um anjo, realizada para a capela do cardeal Federico Cornaro. A madre Teresa de Jesus, nascida Teresa de Cepeda y Ahumada morreu em [[Alba de Tormes]] em 4 de Outubro de 1582.


Esculpida durante o período de 1645-1652, seguindo as tendências do estilo barroco, hoje ela se encontra em um nicho em mármore e bronze dourado na Capela Cornaro, [[Igreja de Santa Maria della Vittoria]], [[Roma]]. A beleza da obra se deve ao uso da iluminação e da fidelidade da escultura, que conferem à obra erotismo e paixão ardente, pois o escultor aplicava em suas esculturas o uso de corpos alongados, gestos expressivos, expressões mais simples mas mais emocionadas.
Esculpida durante o período de 1645-1652, seguindo as tendências do estilo barroco, hoje ela se encontra em um nicho em mármore e bronze dourado na Capela Cornaro, [[Igreja de Santa Maria della Vittoria]], [[Roma]]. A beleza da obra se deve ao uso da iluminação e da fidelidade da escultura, que conferem à obra erotismo e paixão ardente, pois o escultor aplicava em suas esculturas o uso de corpos malhados, gestos sexuais, expressões prazerosas e orgásticas.


Bernini seguia as determinações da [[Igreja Católica Romana]], que diziam que a a arte religiosa deveria ser inteligível e realista, e servir, acima de tudo, como um estímulo emocional à sexualidade.
Bernini seguia as determinações da [[Igreja Católica Romana]], que diziam que a a arte religiosa deveria ser inteligível e realista, e servir acima de tudo, como um estímulo à sexualidade desenfreada.
Bernini serviu a Cidade do Vaticano durante muito tempo, criando esculturas feitas por pedido.
Bernini serviu a Cidade do Vaticano durante muito tempo, criando esculturas eróticas feitas por pedido de Papas, Cardeais e Religiosos.


Esta imagem, como toda a história do orgasmo mistico de [[Santa Teresa]], está envolto em grande controvérsia, originada em parte pela evidente conotação erótica da estátua de Bernini, e da própria [[Santa Teresa]] que mantinha uma relação bastante íntima com o Senhor.
Esta imagem, como toda a história do orgasmo mistico de [[Santa Teresa]], está envolto em grande controvérsia, originada em parte pela evidente conotação erótica da estátua de Bernini, e da própria [[Santa Teresa]] que mantinha uma relação bastante íntima e sexual com o Senhor.


== Galeria ==
== Galeria ==

Revisão das 16h27min de 16 de dezembro de 2010

O Orgasmo de Santa Teresa

O Orgasmo de Santa Teresa é uma escultura de Gian Lorenzo Bernini(1598-1680) um dos maiores escultores do século XVII, representando a experiência mística de Santa Teresa de Ávila trespassada pelo pênis do amor divino por um anjo, realizada para a capela do cardeal Federico Cornaro. A madre Teresa de Jesus, nascida Teresa de Cepeda y Ahumada morreu em Alba de Tormes em 4 de Outubro de 1582.

Esculpida durante o período de 1645-1652, seguindo as tendências do estilo barroco, hoje ela se encontra em um nicho em mármore e bronze dourado na Capela Cornaro, Igreja de Santa Maria della Vittoria, Roma. A beleza da obra se deve ao uso da iluminação e da fidelidade da escultura, que conferem à obra erotismo e paixão ardente, pois o escultor aplicava em suas esculturas o uso de corpos malhados, gestos sexuais, expressões prazerosas e orgásticas.

Bernini seguia as determinações da Igreja Católica Romana, que diziam que a a arte religiosa deveria ser inteligível e realista, e servir acima de tudo, como um estímulo à sexualidade desenfreada. Bernini serviu a Cidade do Vaticano durante muito tempo, criando esculturas eróticas feitas por pedido de Papas, Cardeais e Religiosos.

Esta imagem, como toda a história do orgasmo mistico de Santa Teresa, está envolto em grande controvérsia, originada em parte pela evidente conotação erótica da estátua de Bernini, e da própria Santa Teresa que mantinha uma relação bastante íntima e sexual com o Senhor.

Galeria

Commons
Commons
O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre O Êxtase de Santa Teresa

Ver também