Pórfiro: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
LijeBot (discussão | contribs)
clean up - imagem > ficheiro, Replaced: [[Imagem: → [[Ficheiro:, utilizando AWB
m
Linha 2: Linha 2:
'''Pórfiro''' é uma [[rocha]] do grupo das [[Rocha ígnea|rochas ígneas]], de textura [[porfirítica]] na qual os [[fenocristal|fenocristais]] perfazem mais de 50% do volume da rocha.
'''Pórfiro''' é uma [[rocha]] do grupo das [[Rocha ígnea|rochas ígneas]], de textura [[porfirítica]] na qual os [[fenocristal|fenocristais]] perfazem mais de 50% do volume da rocha.


O '''pórfiro''' é o produto de [[erupção|erupções vulcânicas]] antigas, com uma idade compreendida entre o [[Pré-Câmbrico]] e o [[Mesozóico]]. São do tipo ácido ou intermédio. Formaram-se provavelmente a partir de escoadas de lava muito extensas ou de explosões violentas e ulteriores deposições de materiais eruptivos expulsos por vulcões de tipo fissural.
O pórfiro é o produto de [[erupção|erupções vulcânicas]] antigas, com uma idade compreendida entre o [[Pré-Câmbrico]] e o [[Mesozóico]]. São do tipo ácido ou intermédio. Formaram-se provavelmente a partir de escoadas de lava muito extensas ou de explosões violentas e ulteriores deposições de materiais eruptivos expulsos por vulcões de tipo fissural.
Os minerais principais contidos nos pórfiros são o [[quartzo]], os [[feldspatos]] alcalinos e a [[biotite]]. Entre os minerais acessórios figuram a [[horneblenda]], várias [[plagioclases]], a [[magnetite]], a [[apatite]], o [[topázio]] e o [[zircão]].
Os minerais principais contidos nos pórfiros são o [[quartzo]], os [[feldspatos]] alcalinos e a [[biotite]]. Entre os minerais acessórios figuram a [[horneblenda]], várias [[plagioclases]], a [[magnetite]], a [[apatite]], o [[topázio]] e o [[zircão]].


==Aplicações==
==Aplicações==
Os '''pórfiros''' constituem um dos materiais rochosos preferidos para a pavimentação e revestimento dos edifícios. Utilizam-se também como balastro para as travessas ferroviárias e para a preparação de carris e de estradas antes de serem asfaltadas. Menos conhecida, mas igualmente importante é a associação destes rochas com os [[jazigos minerais]] mais valiosos, como os de [[urânio]], de [[molibdénio]] ou de [[pirite]] e [[cobre]], conhecidos como [[porphyry coppers]]. Muito mais conhecida é a pavimentação de praças e ruas com os paralelepípedos de '''pórfiro''', que pode ser vista nos centros históricos de muitas localidades, como em [[Lisboa]].
Os pórfiros constituem um dos materiais rochosos preferidos para a pavimentação e revestimento dos edifícios. Utilizam-se também como balastro para as travessas ferroviárias e para a preparação de carris e de estradas antes de serem asfaltadas. Menos conhecida, mas igualmente importante é a associação destas rochas com os [[jazigos minerais]] mais valiosos, como os de [[urânio]], de [[molibdénio]] ou de [[pirite]] e [[cobre]], conhecidos como [[depósito porfirítico de cobre|depósitos porfiríticos de cobre]]. Muito mais conhecida é a pavimentação de praças e ruas com os paralelipípedos de pórfiro, que pode ser vista nos centros históricos de muitas localidades, como em [[Lisboa]].


==Referências==
==Referências==

Revisão das 17h34min de 25 de dezembro de 2010

Pavimentação com pórfiro

Pórfiro é uma rocha do grupo das rochas ígneas, de textura porfirítica na qual os fenocristais perfazem mais de 50% do volume da rocha.

O pórfiro é o produto de erupções vulcânicas antigas, com uma idade compreendida entre o Pré-Câmbrico e o Mesozóico. São do tipo ácido ou intermédio. Formaram-se provavelmente a partir de escoadas de lava muito extensas ou de explosões violentas e ulteriores deposições de materiais eruptivos expulsos por vulcões de tipo fissural. Os minerais principais contidos nos pórfiros são o quartzo, os feldspatos alcalinos e a biotite. Entre os minerais acessórios figuram a horneblenda, várias plagioclases, a magnetite, a apatite, o topázio e o zircão.

Aplicações

Os pórfiros constituem um dos materiais rochosos preferidos para a pavimentação e revestimento dos edifícios. Utilizam-se também como balastro para as travessas ferroviárias e para a preparação de carris e de estradas antes de serem asfaltadas. Menos conhecida, mas igualmente importante é a associação destas rochas com os jazigos minerais mais valiosos, como os de urânio, de molibdénio ou de pirite e cobre, conhecidos como depósitos porfiríticos de cobre. Muito mais conhecida é a pavimentação de praças e ruas com os paralelipípedos de pórfiro, que pode ser vista nos centros históricos de muitas localidades, como em Lisboa.

Referências

Base de Dados de Rochas do Museu Geológico <http://e-geo.ineti.pt/bds/geobases/petrografia/rochas.aspx?ID=15>

Ícone de esboço Este artigo sobre um mineral ou mineraloide é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.