Colossas: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
aj. wikif, +cats
MystBot (discussão | contribs)
m r2.7.1) (Bot: Adicionando: ja:コロサイ
Linha 37: Linha 37:
[[id:Kolose]]
[[id:Kolose]]
[[it:Colossi]]
[[it:Colossi]]
[[ja:コロサイ]]
[[nl:Kolosse]]
[[nl:Kolosse]]
[[pl:Kolosy (Frygia)]]
[[pl:Kolosy (Frygia)]]

Revisão das 15h43min de 27 de janeiro de 2011

 Nota: Para outros significados, veja Colosso.
O milagre de São Miguel am Chonae, um ícone russo do século XV.

Colossos ou Colossae (também conhecida como Chonae ou Kona, moderna Honaz), era uma cidade antiga da Frígia, no rio Lycus, um afluente do rio Maeander (Büyük Menderes). Estava situada cerca de 20 km ao norte de Laodiceia no Licos, próximo à grande estrada que ligava Éfeso ao Eufrates. O lugar, localizado na atual Anatólia na Turquia, na província de Denizli, nunca foi escavado.

Em 396 a.C., durante as Guerras Persas, o sátrapa Tissaphernes foi atraído a Colossos e morto por um agente do grupo de Ciro o Jovem. Plínio conta que a lã de Colossos deu seu nome (colossinus) à cor da flor do ciclame. Durante o período helenista, a cidade adquiriu certa importância mercantil, embora tenha diminuído consideravelmente em importância e tamanho por volta do século I.

Não parece que São Paulo tenha visitado esta cidade quando ele escreveu sua Epístola aos Colossenses, já que ele diz a Fílemon de sua esperança de poder visitar a cidade quando tivesse sido liberto da prisão (Filémon 1:22). Parece que Epafras foi o fundador da Igreja em Colossos.

Esta cidade entrou em declínio (possivelmente devido a um terremoto) e a cidade bizantina de Chonæ (Χῶναι) ocupou um sítio próximo às suas ruínas. Segundo a literatura clássica, bizantina e medieval indica que parte ou todo o sítio original de Colossos mudou de nome para Cona ou Chonae. A cidade foi o lugar de nascimento dos escritores gregos bizantinos Nicetas e Miguel Choniates.

Na arte russa e bizantina, o tema Milagre do Arcanjo Miguel em Chonae esta intimamente relacionado com o lugar. A tradição ortodoxa conta que pagães direcionaram um rio contra o santuário de São Miguel lá existente para destruí-lo, mas o Arcanjo Miguel apareceu e rompeu com um relâmpago uma rocha para redirecionar o rio, movendo o fluxo para longe da igreja e santificando para sempre a águas que vinham do desfiladeiro. A Igreja Ortodoxa celebra uma festa em comemoração deste evento no dia 6 de setembro. O Mosteiro do Milagre (Mosteiro Chudov) no Kremlin, em Moscou, onde os czares russos eram batizados, foi dedicado à Festa do Milagre em Kona.

Referências

  • Easton's Bible Dictionary, 1897.
  • Bennett, Andrew L. "Archaeology From Art: Investigating Colossae and the Miracle of the Archangel Michael at Kona." Near East Archaeological Society Bulletin 50.

Ligações externas

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Honaz