Epafras

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Epafras foi um pregador cristão que espalhou o evangelho a seus concidadãos colossenses [1][2]. Quando Paulo era um prisioneiro em Roma, Epafras veio se encontrar com ele para contar ao apóstolo sobre um estranho ensinamento que ameaçava a segurança da igreja de Colossos. Ele permaneceu com Paulo em Roma em oração pelas igrejas do vale do Lico e foi, de certa forma, seu "companheiro de prisão"[3]. Paulo foi testemunha de suas preces por Colossos e de seu trabalho e serviço lá e em Laodiceia e Hierápolis[4].

Segundo Adam Clarke, quase não se sabe nada sobre ele, exceto que ele era natural de Colossos (porque Paulo, em sua epístola aos Colossenses, o chama de um dos seus, em grego ὁ εξ ὑμων·[2]) e foi possivelmente o primeiro a pregar na cidade. Clarke não descarta a possibilidade de que Epafras e Epafrodito fossem a mesma pessoa, sendo Epafras uma forma contraída de Epafrodito, assim como Demas era de Demétrio[5].

Segundo o Easton's Bible Dictionary, ele possivelmente foi o fundador da igreja de Colossos e não deve ser confundido com Epafrodito[6].

Referências