Samaritana no poço

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Jesus e a samaritana.
1640-41. Por Guercino, atualmente no Museu Thyssen-Bornemisza, em Madrid.

A samaritana no poço é um episódio da vida de Jesus que aparece apenas no Evangelho de João, em João 4:4-26[1] . Na tradição da Igreja Ortodoxa, a samaritana é conhecida como Fotina (Photine - de φως, "a luminosa").

Narrativa bíblica[editar | editar código-fonte]

De acordo com João:

«Precisava atravessar a Samaria. Chegou, pois, a uma cidade da Samaria, chamada Sicar, perto das terras que Jacó deu a seu filho José; era ali a fonte de Jacó. Cansado da viagem, estava Jesus assim sentado ao pé da fonte; era cerca da hora sexta. Uma mulher da Samaria veio tirar água. Disse-lhe Jesus: Dá-me de beber. Pois seus discípulos tinham ido à cidade comprar alimentos. Disse-lhe, então, a mulher samaritana: Como, sendo tu judeu, pedes de beber a mim, que sou mulher samaritana? Os judeus não se comunicam com os samaritanos.» (João 4:4-9)

Este episódio ocorre após o retorno de Jesus à Galileia de acordo com Andrew Lincoln[2] . Culturalmente, havia grande inimizade entre os judeus e os samaritanos, que eram considerados um povo de origem mista pelos judeus[3] .

Ícone de Santa Fotina.
Na Igreja de Agia Fotini, em Pachia Ammos, Lasíti, Creta.

Este episódio é citado como sendo "um paradigma para o nosso engajamento com a verdade" no livro da cúria romana "Uma reflexão cristã na Nova Era", pois o diálogo diz: "Vós adorais o que não conheceis, nós adoramos o que conhecemos" (versículo 22) e oferece um exemplo de Jesus como sendo o portador da água da vida[4] .

A passagem que está contida em João 4:10-26 é por vezes chamada de discurso sobre a Água da Vida, que complementa o discurso do Pão da Vida[5] .

Ver também[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Samaritana no poço

Referências

  1. The Gospel of John by Joseph Ponessa, Laurie Watson Manhardt 2005 ISBN 1931018251 page 39
  2. The Gospel according to Saint John by Andrew T. Lincoln 2005 ISBN 1565634012 page 169
  3. Deffinbaugh, Bob. "The Good Samaritan (Luke 10:25-37)." Bible.org. <bible.org/seriespage/good-samaritan-luke-1025-37>
  4. Vatican website A Christian reflection on the New Age
  5. The Gospel According to St. John: An Introduction With Commentary and Notes by C. K. Barrett 1955 ISBN 0664221807 page 12