Salomé

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Disambig grey.svg Nota: Para outros significados, veja Salomé (desambiguação).
Salomé
Salome amb el cap de Joan Baptista de Ticià, c 1515 (Galeria Doria Pamphilj, Roma)
Nascimento 14
Morte século I
Progenitores
Cônjuge Filipe, Aristóbulo (filho de Herodes de Cálcis)
Filho(s) Aristobulus IV
Ocupação bailarina
Título rainha consorte

Salomé (ca. 14 - entre 62 e 71) foi uma neta de Herodes, o Grande, filha de Herodes Filipe e Herodíade, tendo sido criada na corte do tio, Herodes Antipas. No Novo Testamento ela é apontada como responsável pela execução de João Batista.[1]

Biografia[editar | editar código-fonte]

Nos relatos de Mateus 14:1-11 e Marcos 6:17-28, que em muito se assemelham, descreve-se uma festa no palácio de Herodes Antipas, na qual Salomé, sobrinha e enteada do tetrarca, dança para ele. Entusiasmado com o espetáculo, Antipas (provavelmente embriagado) compromete-se a lhe dar a recompensa que ela houver por bem pedir.

É quando intervém Herodíade, mãe de Salomé. Ela odeia João Batista, então preso nas masmorras do palácio, porque ele a acusa de adultério, por ter deixado seu esposo, Herodes Filipe, para juntar-se ao irmão dele, Antipas.

Herodíade instrui a filha para que peça a cabeça do profeta e ela assim o faz. Ao tetrarca, que empenhara sua palavra, não resta outro recurso senão atender à exigência da sobrinha, ainda que isso o constranja, pois receia as consequências dessa decisão, haja vista o prestígio de João junto ao povo. Aliás, este é o motivo que Josefo apresenta quando trata da prisão do Batista (Antiguidades Judaicas). É o receio de que a crescente popularidade de João no seio dos humildes, sobretudo dos camponeses, possa conduzir a uma sublevação popular, o que leva o tetrarca a adotar uma medida preventiva, mandando prender o profeta.

Cumpre destacar que, ao tratar da prisão de João Batista, Josefo não faz qualquer referência a Salomé ou ao banquete onde, segundo os Evangelhos, se teria decretado sua execução.

Nas artes[editar | editar código-fonte]

A história de Salomé, como é contada pelos evangelistas, tem sido objeto de inspiração para vários escritores de ficção, dentre os quais, o argentino Vargas Vila e o irlandês Oscar Wilde, que escreveu a peça Salomé.

Salomé no cinema[editar | editar código-fonte]

Salomé na literatura[editar | editar código-fonte]

Salomé em jogos[editar | editar código-fonte]

  • Salomé é uma serva da classe Berserker, no jogo mobile Fate/Grand Order

Referências

  1. «Salome | History, Biography, Painting, & Play». Encyclopedia Britannica (em inglês). Consultado em 24 de julho de 2021 
  2. «Biblioteca Geral Digital - Orpheu : revista trimestral de literatura. - A. 1, n. 1 (Jan./Mar. 1915) - a. 1, n. 2 (Abr./Jun. 1915)». digitalis-dsp.uc.pt. Consultado em 27 de outubro de 2020 
Ícone de esboço Este artigo sobre a Bíblia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

]]