Herodes Filipe

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Disambig grey.svg Nota: Para outros significados, veja Herodes (desambiguação).
Os herodianos


Herodes Filipe (4 a.C.34), filho de Herodes, o Grande, é um dos obscuros herodianos, muitas vezes confundido com seu meio-irmão, o tetrarca Filipe.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Quando Herodes, o Grande, dispôs sobre o futuro de seu reino, através de um testamento, Herodes Filipe foi simplesmente esquecido. No entanto, parece que, de início, o propósito do rei era lhe conceder uma posição de destaque, haja vista que lhe destinou por esposa sua neta, Herodias, então com apenas 4 anos, atitude típica de um monarca interessado em manter o poder exclusivamente no seio da própria família.

Mas o casamento com Herodias pode ter sido a causa do infortúnio de Herodes Filipe, isso porque sua esposa era filha de Aristóbulo, nascido de Herodes com a princesa hasmoniana Mariana, morta por ordem do marido, sob a acusação de adultério. Anos mais tarde, Aristóbulo também seria executado, por suspeita de conspirar contra o pai. Acredita-se que esses fatos fizeram cair em desgraça todos os que tinham vínculos diretos ou indiretos com a família de Mariana.

O certo é que Herodes Filipe foi mandado para Roma, junto com a esposa, numa espécie de exílio dourado, onde viveu todo o resto de sua vida, em quase absoluta obscuridade. Aliás, ele já estava na capital do império quando seu meio-irmão, Herodes Antipas, o visitou e acabou se envolvendo com Herodias, que não relutou em deixar o marido para viver com o Tetrarca, levando consigo a filha do casal, Salomé.

É desconhecido o que aconteceu com Herodes Filipe após esse episódio. Não se sabe se voltou a casar-se e se teve outros filhos.

Em certas passagens de sua "Antiguidades Judaicas", Josefo refere-se a ele com o nome alternativo de Herodes Boethus.

Genealogia[editar | editar código-fonte]

Referências[editar | editar código-fonte]

  • JOSEFO, Flávio - "História dos Hebreus". Obra Completa, Rio de Janeiro, Casa Publicadora das Assembleias de Deus, 1992.
Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.