Vida selvagem: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Louperibot (discussão | contribs)
m r2.5.2) (Robô: A adicionar: ko:야생동물
m r2.7.1) (Bot: Adicionando: kn:ವನ್ಯಜೀವನ
Linha 46: Linha 46:
[[id:Kehidupan liar]]
[[id:Kehidupan liar]]
[[ja:野生動物]]
[[ja:野生動物]]
[[kn:ವನ್ಯಜೀವನ]]
[[ko:야생동물]]
[[ko:야생동물]]
[[no:Vilt]]
[[no:Vilt]]

Revisão das 19h33min de 10 de julho de 2011

Cratera do Ngorongoro, Tanzânia, África, refúgio da vida selvagem.

Vida selvagem refere-se a todos os vegetais, animais e outros organismos não-domesticados[1]. Organismos domesticados são aqueles que foram adaptados para sobreviver com a ajuda de (ou sob o controle de) humanos, depois de muitas gerações. Espécies de plantas e animais foram domesticados para benefício humano muitas vezes por todo o planeta, o que acarretou um grande impacto sobre o meio ambiente, tanto positivo quanto negativo.

A vida selvagem pode ser encontrada em todos os ecossistemas. Desertos, florestas tropicais, planícies e outras áreas—incluindo as cidades mais desenvolvidas—todas têm formas distintas de vida selvagem. Embora na cultura popular a expressão geralmente se refira a animais intocados pela presença humana, a maioria dos cientistas concordam que a vida selvagem ao redor do globo sofre, de um modo ou de outro, o impacto das a(c)tividades humanas.

Historicamente, os seres humanos buscaram separar a civilização da vida selvagem de uma série de maneiras, incluindo os aspectos legal, social e moral. Isto tem sido tema de debate através de toda história regist(r)ada, particularmente por meio da literatura. As religiões têm declarado com freqüência que certos animais são sagrados e em épocas recentes, a preocupação com o meio ambiente e a exploração da vida selvagem para benefício humano ou entretenimento tem provocado protestos por parte de ativistas.

Referências

Ver também

Ligações externas

Em inglês

Em português

Ícone de esboço Este artigo sobre Ecologia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.