Pamela Melroy: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Rjbot (discussão | contribs)
m -link de mês
Luckas-bot (discussão | contribs)
m r2.7.1) (Robô: A adicionar: bg:Памела Мелрой
Linha 37: Linha 37:
[[Categoria:Astronautas dos Estados Unidos|Melroy, Pamela]]
[[Categoria:Astronautas dos Estados Unidos|Melroy, Pamela]]


[[bg:Памела Мелрой]]
[[cs:Pamela Melroyová]]
[[cs:Pamela Melroyová]]
[[da:Pamela Ann Melroy]]
[[da:Pamela Ann Melroy]]

Revisão das 16h51min de 16 de outubro de 2011

Pamela Melroy
Pamela Melroy
Nascimento 17 de setembro de 1961 (62 anos)
Palo Alto
EUA
Nacionalidade Estados Unidos norte-americana
Carreira espacial
Astronauta da NASA
Seleção 1994
Missões STS-92, STS-112, STS-120
Insígnia da missão

Pamela Anne Melroy (Palo Alto, 17 de setembro de 1961) é uma astronauta dos Estados Unidos veterana de três missões no espaço, a última delas, STS-120, como comandante, sendo a segunda mulher a comandar uma missão do ônibus espacial, depois da pioneira Eileen Collins.

Oficial da Força Aérea dos Estados Unidos, Pamela formou-se em Astronomia e Física no Colégio Wellesley, reputada instituição feminina de ensino nas proximidades da cidade de Boston, Massachussets, em 1983. Após a conclusão do curso secundário, fez mestrado em Ciências Planetárias no prestigiado MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts).

Depois de completar os estudos ela entrou para a Força Aérea, graduou-se como piloto e participou de missões de combate na Guerra do Golfo, em 1991. Depois da guerra fez o curso de piloto de testes da força aérea, formando-se em julho de 1991 e passando a testar aviões C-17, baseada na Base Aérea de Edwards, na Califórnia.

Melroy foi selecionada para a NASA em 1994 e fez dois anos de treinamento como piloto do ônibus espacial. Foi ao espaço duas vezes como piloto, a primeira na missão STS-92 em 2000 e a segunda na STS-112, em 2002.

Em outubro de 2007 foi pela terceira ao espaço desta vez como comandante da missão STS-120, na nave Discovery, segunda mulher a exercer um comando de missão espacial, para trabalhos na ISS que incluíram a instalação de um módulo construído pela ESA para a estação. A missão esteve na ISS durante a Expedição 16, que trabalhou e habitou a estação por seis meses, comandada pela astronauta Peggy Whitson. Foi a primeira vez na história da exploração espacial em que as duas missões em curso no espaço foram comandadas por duas mulheres.

Ver também