Tomás Wolsey: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Luckas-bot (discussão | contribs)
m r2.7.1) (Robô: A adicionar: sr:Томас Волзи
EmausBot (discussão | contribs)
m r2.6.4) (Robô: A modificar: sr:Томас Вулси
Linha 47: Linha 47:
[[simple:Thomas Wolsey]]
[[simple:Thomas Wolsey]]
[[sl:Thomas Wolsey]]
[[sl:Thomas Wolsey]]
[[sr:Томас Волзи]]
[[sr:Томас Вулси]]
[[sv:Thomas Wolsey]]
[[sv:Thomas Wolsey]]
[[ta:தாமஸ் வோல்சி]]
[[ta:தாமஸ் வோல்சி]]

Revisão das 04h07min de 19 de outubro de 2011

Thomas Cardeal Wolsey

Thomas Cardeal Wolsey, (Ipswich, Suffolk, março de 1471Leicester, 29 de novembro de 1530), foi um poderoso estadista, cardeal da coroa e Lord Chanceler da Inglaterra ao tempo de Henrique VIII.

Em 26 de Março de 1514 foi ordenado bispo de Lincoln e em 1515 tornou-se cardeal da Igreja Católica e arcebispo de York. Contra o magistério da Igreja e a sua doutrina sabida, inutilmente, tentou obter junto ao Papa o divórcio do rei. Não teve sucesso, e caiu em desgraça perante o soberano. Foi sucedido na chancelaria por Sir Thomas More.

O Cardeal Thomas Wolsey conheceu o rei Henrique VIII de Inglaterra quando trabalhava como capelão pessoal ao governador de Calais, depois se tornou capelão do rei e mais tarde decano de Lincoln. Quando o Henrique subiu ao trono, o seu poder cresceu e, ao ser nomeado cardeal, organizou o Campo do Manto do Senhor (perto de Calais), tentando fazer as pazes com a França cerca de cinco anos depois, e em 1523 foi designado bispo-príncipe de Hampton e teve um extraordinário poder que não servia aos nobres da corte.

Wolsey não quis, porém, apoiar o rei no seu pedido de anular o casamento com a Catarina de Aragão, e viu-se numa situação diplomática e política complexa, já que nem o Papa nem os parentes de Catarina concordavam com o divórcio.

Com essa postura, o Cardeal desagradou o rei, que o fez inimigo da sua amante, que mais tarde seria a rainha, Ana Bolena, e todo o seu poder e adornos foram destruídos. Wolsey permaneceu arcebispo de York, mas em Yorkshire foi acusado de traição, sendo assim chamado de volta a Londres e morreu no caminho em 1530.

Ligações externas

Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.