Quarterback: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Linha 32: Linha 32:
* [[Aaron Rodgers]]
* [[Aaron Rodgers]]
* [[Johnny Unitas]]
* [[Johnny Unitas]]
* [[Guilherme Coimbra]]





{{referências}}
{{referências}}

Revisão das 11h10min de 28 de novembro de 2012

Uma quarterback efetuando um passe.

Quarterback (QB) é uma posição do futebol americano. Jogadores de tal posição são membros da equipe ofensiva do time (do qual são líderes) e alinham-se solo atrás da linha central, no meio da linha ofensiva. Sua função é dar o inicio as jogadas e fazer passes para os wide receivers e também, porém nem tantas vezes, para os tight ends. É ele que dá a bola para o corredor iniciar uma jogada de corrida, os corredores são geralmente o halfback e, em algumas poucas jogadas, o fullback. É chamado erroneamente no português como zagueiro.

São os quarterback's que passam a jogada que a linha ofensiva irá executar na descida, nos chamados huddles, também podem chamar no huddles, jogadas diretas sem o famoso agrupamento de jogadores, são executadas em cima da ultima jogada feita e alterada pelos audibles para acelerar o jogo, porem geralmente são chamados pelo time que está perdendo, no fim do jogo, com chance de alcançar o placar.

Existem vários estilos de quarterback hoje em dia na NFL, temos o quarterback runner, que é o quarterback que corre bem pela linha defensiva adversária, como um running back, Michael Vick é um bom exemplo de quarterback runner, temos o quarterback de short throw, que arremessa para poucas jardas, criando um jogo rápido e com poucas interceptações, Peyton Manning é um grande short thrower, temos os quarterbacks long throws, que são especializados em passes para muitas jardas, tem um alto número de interceptações, jardas e touchdowns, Brett Favre é, para muitos, o melhor long thrower de toda a história da NFL, e temos o All Rounder, que é como o "jack of all trades": sabe fazer tudo, mas não é excepcional em nada, Ben Roethlisberger é um exemplo de all rounder.

Um bom quarterback não é nada sem uma boa linha ofensiva para evitar que ele seja alvo fácil para tackles, então dizer que um bom quarterback ganha um jogo é uma informação errada, porém os quarterbacks são os pilares da linha ofensiva, e ter um excelente, ajuda exepcionalmente a levar para uma descida realmente boa.

Táticas

Audible

Audible é o nome que se dá a uma jogada chamada pelo quarterback na linha de scrimmage, o que altera a jogada que foi havia sido combinada no huddle.[1]

Quarterbacks famosos



Referências

  1. rhynos.com.br. «GLOSSÁRIO DE FUTEBOL AMERICANO»