José Luís Porfírio: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Desfeita a edição 34559195 de 77.54.216.51
Linha 17: Linha 17:
Licenciou-se em História na [[Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa]] (1967); realizou o Curso de Conservador de Museu no [[Museu Nacional de Arte Antiga]], Lisboa (1970).
Licenciou-se em História na [[Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa]] (1967); realizou o Curso de Conservador de Museu no [[Museu Nacional de Arte Antiga]], Lisboa (1970).


Trabalhou como Conservador no [[Museu Nacional de Arte Antiga]] a partir de 1973, sendo nomeado diretor em 1996, cargo que ocupou até à data da sua reforma em 2004.
Trabalhou como Conservador no [[Museu Nacional de Arte Antiga]] a partir de 1973, sendo nomeado director em 1996, cargo que ocupou até à data da sua reforma em 2004.


É crítico de arte profissional desde 1972 e teve um papel ativo na renovação dessa área na década de 1970. Tem colaboração em jornais como o [[Diário de Lisboa]] e [[O Jornal]]; revistas como [[Brotéria]], [[Colóquio/Artes]], [[Artes e Leilões]]; é colaborador permanente do [[Expresso (Portugal)|Jornal Expresso]] desde 1980. Realizou conferências; comissariou exposições; publicou textos em livros e catálogos. A sua dupla atividade enquanto conservador do Museu Nacional de Arte Antiga e crítico liga-se a uma obra plurifacetada. Ao longo da sua carreira José Luís Porfírio prestou uma atenção detalhada à arte de tempos diversificados, do passado mais distante aos autores modernos e contemporâneos e, de modo muito particular, à arte contemporânea portuguesa <ref>Ver, por exemplo: Porfírio, José Luís – "Sobre [[Paul Klee|Klee]]". ''Colóquio/Artes'', Dezembro de 1972 | Porfírio, José Luís – "O que é a Vanguarda? : 2 exposições de [[António Areal]] na Galeria S. Mamede", ''Diário de Lisboa'', 07-06-1973 | Porfírio, José Luís – "[[René Magritte|Magritte]] ou a «tentativa impossível»". ''Colóquio/Artes'', Março de 1980 | Porfírio, José Luís (pref.) – ''[[Julião Sarmento]]: jaula/cage e trabalhos recentes''. Porto : Centro de Arte Contemporânea, 1987 | Porfírio, José Luís – ''A Pintura no Museu Nacional de Arte Antiga''. Lisboa: Inapa, 1992 | Porfírio, José Luís – ''O rosto na obra de [[António Dacosta]]''. Angra do Heroísmo : Museu de Angra do Heroísmo, 1997</ref>. Entre as suas inúmeras publicações contam-se monografias sobre [[Menez]], [[Rogério Ribeiro]] e [[José de Guimarães]].
É crítico de arte profissional desde 1972 e teve um papel activo na renovação dessa área na década de 1970. Tem colaboração em jornais como o [[Diário de Lisboa]] e [[O Jornal]]; revistas como [[Brotéria]], [[Colóquio/Artes]], [[Artes e Leilões]]; é colaborador permanente do [[Expresso (Portugal)|Jornal Expresso]] desde 1980. Realizou conferências; comissariou exposições; publicou textos em livros e catálogos. A sua dupla actividade enquanto conservador do Museu Nacional de Arte Antiga e crítico liga-se a uma obra plurifacetada. Ao longo da sua carreira José Luís Porfírio prestou uma atenção detalhada à arte de tempos diversificados, do passado mais distante aos autores modernos e contemporâneos e, de modo muito particular, à arte contemporânea portuguesa <ref>Ver, por exemplo: Porfírio, José Luís – "Sobre [[Paul Klee|Klee]]". ''Colóquio/Artes'', Dezembro de 1972 | Porfírio, José Luís – "O que é a Vanguarda? : 2 exposições de [[António Areal]] na Galeria S. Mamede", ''Diário de Lisboa'', 07-06-1973 | Porfírio, José Luís – "[[René Magritte|Magritte]] ou a «tentativa impossível»". ''Colóquio/Artes'', Março de 1980 | Porfírio, José Luís (pref.) – ''[[Julião Sarmento]]: jaula/cage e trabalhos recentes''. Porto : Centro de Arte Contemporânea, 1987 | Porfírio, José Luís – ''A Pintura no Museu Nacional de Arte Antiga''. Lisboa: Inapa, 1992 | Porfírio, José Luís – ''O rosto na obra de [[António Dacosta]]''. Angra do Heroísmo : Museu de Angra do Heroísmo, 1997</ref>. Entre as suas inúmeras publicações contam-se monografias sobre [[Menez]], [[Rogério Ribeiro]] e [[José de Guimarães]].


{{referências}}
{{referências}}

Revisão das 23h05min de 20 de março de 2013

José Luís Porfírio
José Luís Porfírio
José Luís Porfírio, 2012
Nascimento 1943
Queluz
Nacionalidade Portugal Portuguesa
Ocupação conservador de museu e crítico de arte

José Luís Gordo Porfírio (Queluz 1943 – ) é um museólogo e crítico de arte português [1].

Licenciou-se em História na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (1967); realizou o Curso de Conservador de Museu no Museu Nacional de Arte Antiga, Lisboa (1970).

Trabalhou como Conservador no Museu Nacional de Arte Antiga a partir de 1973, sendo nomeado director em 1996, cargo que ocupou até à data da sua reforma em 2004.

É crítico de arte profissional desde 1972 e teve um papel activo na renovação dessa área na década de 1970. Tem colaboração em jornais como o Diário de Lisboa e O Jornal; revistas como Brotéria, Colóquio/Artes, Artes e Leilões; é colaborador permanente do Jornal Expresso desde 1980. Realizou conferências; comissariou exposições; publicou textos em livros e catálogos. A sua dupla actividade enquanto conservador do Museu Nacional de Arte Antiga e crítico liga-se a uma obra plurifacetada. Ao longo da sua carreira José Luís Porfírio prestou uma atenção detalhada à arte de tempos diversificados, do passado mais distante aos autores modernos e contemporâneos e, de modo muito particular, à arte contemporânea portuguesa [2]. Entre as suas inúmeras publicações contam-se monografias sobre Menez, Rogério Ribeiro e José de Guimarães.

Referências

  1. Governo dos Açores – conversa com José Luís Porfírio, 2011. Página visitada em 18-08-2012
  2. Ver, por exemplo: Porfírio, José Luís – "Sobre Klee". Colóquio/Artes, Dezembro de 1972 | Porfírio, José Luís – "O que é a Vanguarda? : 2 exposições de António Areal na Galeria S. Mamede", Diário de Lisboa, 07-06-1973 | Porfírio, José Luís – "Magritte ou a «tentativa impossível»". Colóquio/Artes, Março de 1980 | Porfírio, José Luís (pref.) – Julião Sarmento: jaula/cage e trabalhos recentes. Porto : Centro de Arte Contemporânea, 1987 | Porfírio, José Luís – A Pintura no Museu Nacional de Arte Antiga. Lisboa: Inapa, 1992 | Porfírio, José Luís – O rosto na obra de António Dacosta. Angra do Heroísmo : Museu de Angra do Heroísmo, 1997