Madalena (Tomar): diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
m
João Carvalho (discussão | contribs)
ref
Linha 20: Linha 20:
|extra =
|extra =
}}
}}
'''Madalena''' é uma [[freguesia]] [[Portugal|portuguesa]] do concelho de [[Tomar]], com 30,56 km² de área e 3 239 habitantes (2011). Densidade: 106 hab/km². Confina com as freguesias da Beselga, São João Batista, Asseisseira e Paialvo, do referido concelho e, ainda, com a freguesia de Assentiz, do concelho de Torres Novas.
'''Madalena''' é uma [[freguesia]] [[Portugal|portuguesa]] do concelho de [[Tomar]], com 30,56&nbsp;km² de área e 3 239 habitantes (2011)<ref>{{citar web |url=http://www.ine.pt/investigadores/Quadros/Q601.zip |título=População residente, segundo a dimensão dos lugares, população isolada, embarcada, corpo diplomático e sexo, por idade (ano a ano) |acessodata=3 de Março de 2014 |autorlink=censos.ine.pt |publicado=Instituto Nacional de Estatística |páginas= |língua=português |notas=Informação no separador "Q601_Centro" }}</ref>. Densidade: 106 hab/km². Confina com as freguesias da Beselga, São João Batista, Asseisseira e Paialvo, do referido concelho e, ainda, com a freguesia de Assentiz, do concelho de Torres Novas.




Linha 130: Linha 130:
Todas estas Associações, com exceção de Porto da Lage, dispõem de espaços próprios para o desenvolvimento das suas atividades.
Todas estas Associações, com exceção de Porto da Lage, dispõem de espaços próprios para o desenvolvimento das suas atividades.


== {{Ligações externas}} ==
== Ligações externas ==
* {{Link||2=http://www.distritosdeportugal.com/site_madalena_tomar/index.htm|3=Freguesia de Madalena}}
* {{Link||2=http://www.distritosdeportugal.com/site_madalena_tomar/index.htm|3=Freguesia de Madalena}}
* {{Link||2=http://www.anunciadavelha.com |3=Quinta da Anunciada Velha}}
* {{Link||2=http://www.anunciadavelha.com |3=Quinta da Anunciada Velha}}
Linha 137: Linha 137:
* {{Link||2=http://www.ccdportomendo.pt.vu/|3=CCD Porto Mendo}}
* {{Link||2=http://www.ccdportomendo.pt.vu/|3=CCD Porto Mendo}}


{{referências}}


{{Tomar/Freguesias}}
{{Tomar/Freguesias}}

Revisão das 11h05min de 3 de março de 2014

Portugal Portugal Madalena 
  Freguesia  
Símbolos
Brasão de armas de Madalena
Brasão de armas
Localização
Madalena está localizado em: Portugal Continental
Madalena
Localização de Madalena em Portugal
Coordenadas 39° 35' 15" N 8° 26' 54" O
Município Tomar
Administração
Tipo Junta de freguesia
Características geográficas
Área total 30,56 km²
População total (2011) 3 239 hab.
Densidade 106 hab./km²

Madalena é uma freguesia portuguesa do concelho de Tomar, com 30,56 km² de área e 3 239 habitantes (2011)[1]. Densidade: 106 hab/km². Confina com as freguesias da Beselga, São João Batista, Asseisseira e Paialvo, do referido concelho e, ainda, com a freguesia de Assentiz, do concelho de Torres Novas.


A freguesia de Madalena compreende as seguintes povoações: Além da Ribeira, Cabeço da Figueira, Caldelas, Caniçal, Capela, Carvalhal Grande, Carvalhal Pequeno, Casais da Madalena, Casal das Freiras, Casal do Grou, Casal do Pinhal, Casal do Pote, Casal de São Miguel, Casal do Vinho Vai, Cem Soldos, Charneca do Maxial, Choupal, Corujo, Madalena, Gaios, Galegos, Juncais de Baixo, Marmeleiro, Maxial, Murteira, Paço da Comenda, Porto da Lage, Porto Mendo, Quinta da Anunciada, Quinta de Cima, Quinta da Pisca, Ramalheira, Ramilo, São Miguel, Vale Cabrito, Valongo e Vale do Pote.

Segundo Pinho Leal (“Portugal Antigo e Moderno”), esta freguesia conheceu importante povoamento na época dos romanos. Para este autor, o actual lugar de Caldelas teria como base anterior a antiquíssima cidade do mesmo nome. Outros autores apontam Caldede como o nome exacto dessa cidade. Ignora-se a data da sua criação. É de crer que foi em época remota. Embora o pórtico da Igreja Matriz contenha a inscrição de 1667 e no seu interior existam pedras de sepulturas com data de 1672, segundo o Professor Mário Mourão, teria sido o Infante D. Henrique, enquanto Grão-Mestre da Ordem de Cristo, o fundador da Igreja Paroquial de Santa Maria Madalena, dando-se assim início a uma delimitação territorial, que embora de cariz religioso, viria a assumir mais tarde as funções inerentes a uma freguesia, em termos de gestão político-administrativa

Património

Há referência de vestígios pré-históricos nesta freguesia, o que indicia que foi povoada por povos neolíticos e paleolíticos. Também no passado e segundo Pinho Leal, esteve localizado nesta freguesia um importante povoamento romano, do qual ainda existem alguns vestígios que se podem ver em Casais da Capela e em São Pedro de Caldelas. Este autor pensa que o actual lugar de Caldelas teria como base uma cidade antiquíssima com o mesmo nome, mas outros autores apontam Caldele ou Caldeu como sendo o nome exacto dessa cidade.

A antiga freguesia de Santa Maria Madalena era uma vigararia da Ordem de Cristo, da apresentação da Coroa pela Mesa da Consciência, do termo de Tomar. Do importante património arquitectónico desta freguesia, destaca-se a Igreja Paroquial de Santa Maria Madalena, edificada no lugar de nome Madalena. É um templo com capela-mor, dois altares laterais e dois colaterais. A capela-mor é revestida de azulejos azuis e amarelos do século XVII, com um padrão pouco vulgar para as igrejas da época. Os vãos do tecto são forrados com os mesmos azulejos, o que também é pouco comum. Todos os altares, incluindo os colaterais, têm retábulos de talha seiscentista.

A capela de São Sebastião, no lugar de Cem Soldos, é um templo antigo do qual resta somente uma porta manuelina alterada, com uma flor de lis no remate, que foi desfigurada pela construção de duas colunas que a ladeiam, sobre altos pedestais. O seu interior é semelhante ao dos templos da região, com uma nave, tecto de madeira de três planos, coro sobre colunas, capela-mor e dois altares colaterais de talha dourada. Na capela-mor, num nicho do lado do evangelho, encontra-se a imagem de Nossa Senhora da Graça, em madeira, do século XVII e, nas paredes laterais, seis pinturas a óleo sobre tábua. Há também, uma imagem de São Sebastião, em pedra quinhentista uma escultura do século XVI e um Calvário de madeira com dimensões superiores a um metro.

A capela de Santa Marta, no Marmeleiro, é um templo simples de características rurais. No seu interior encontra-se a imagem da padroeira, quinhentista, que foi posteriormente estofada. Com todo este património, a freguesia da Madalena é sem dúvida rica em história, e que vale a pena visitar.

A Capela de Santa Margarida, nos Gaios, construída na década de setenta do século XX, representa a nova filosofia dos locais de culto na era do Concílio Vaticano II e substituiu um templo pequeno e sem estilo que datava talvez do século XVIII.

A capela de Nossa Senhora da Saúde, em Porto Mendo, é um templo pequeno, de construção recente e sem valor arquitectónico. Tem valor artístico a imagem da padroeira oferecida por um particular à Comissão Promotora da construção da Capela, em 1906.


Em meados do século XII a zona da Anunciada Velha era designada por Cerzedo, integrando a Comenda do Paul da Ordem dos Templários (António Pinto da França, 1989). Em 1192 estas terras, designadas como "uma herdade no termo de Tomar, chamada do Cerzedo, atravessada por uma ribeira do mesmo nome e rodeada de herdades da Comenda do Paúl", foram compradas por D. Martinho Formarico, comendador de Pombal (Idem). Não se sabe se durante as centúrias seguintes a "herdade do Cerzedo" se manteve como propriedade particular ou se integrou os bens da Ordem do Templo; apenas se documenta que no início do século XVI esta quinta pertencia a Isabel Teixeira, casada com Antão de Figueiredo, fidalgo da Casa Real. Nesta época a proprietária edificou dentro da herdade uma casa e uma capela dedicada a Nossa Senhora da Anunciada. Em 1528, alguns anos depois da morte do marido, Isabel Teixeira doou a então denominada Quinta da Anunciada aos frades Capuchos, para que ali edificassem um convento (Idem, ibidem). Nesse mesmo ano, os religiosos iniciaram as obras de adaptação dos edifícios existentes, transformando-os num complexo conventual. Nestas obras de adaptação executadas no início da terceira década do século XVI destacam-se o claustro e os dormitórios, bem como a reconstrução da capela-mor do pequeno templo de Nossa Senhora da Anunciada. No final do século XVI os frades ergueram uma nova igreja conventual, aproveitando parte da estrutura da primitiva capela (Idem, ibidem). Em 1629 os frades capuchos trocaram o espaço da Quinta da Anunciada por uns terrenos junto ao Convento de Cristo, onde edificaram uma nova casa conventual em 1645, numa herdade que ficou posteriormente designada como Quinta da Anunciada Nova. Assim, o espaço da Anunciada Velha passava para a tutela da Ordem de Cristo em meados do século XVII, e a partir desta data terá servido como herdade dedicada à exploração agrícola. Com a extinção das ordens religiosas a quinta foi vendida ao Padre Manuel Carrão, e em 1857 a propriedade era comprada por António da Costa Cabral, marquês de Tomar. No ano de 1942 foram executadas obras na antiga casa conventual, com o objectivo de adaptar o espaço a residência de veraneio, tendo sido feito um aproveitamento das instalações agrícolas. Entre 1988 e 1995 os proprietários da Quinta da Anunciada Velha custearam uma campanha de obras de recuperação do conjunto, e actualmente a herdade é utilizada como unidade de turismo de habitação.

Desenvolvimento Económico e Social

Em termos económicos, o sector primário tem ainda alguma importância, sendo praticado em muitas das suas vertentes, incluindo a criação de gado.

A Zona Industrial da Madalena — Tomar, constitui um pólo de desenvolvimento importante no contexto concelhio. Nela se encontram instaladas empresas de média dimensão. Localizada junto ao nó do IC-3 (A13), com ligação rápida à A23 e à A1.

Por outro lado, a freguesia da Madalena é a mais privilegiada do concelho de Tomar no que respeita ao caminho-de-ferro, um dos meios de transporte eficazes e não poluentes que a trespassa quer pela Linha do Norte, com a Estação de Paialvo—Porto da Lage, quer, sobretudo, com o Ramal de Tomar, que a serve nos apeadeiros das Curvaceiras e Carvalhos de Figueiredo e na Estação de Santa Cita - Curioso todas as Estações/Apeadeiros referidos possuírem nomes de povoações de freguesias limítrofes mas efetivamente se encontrarem no limite territorial da Madalena.

Para além da concentração de empresas e actividades ligadas ao sector secundário, na Zona Industrial, a freguesia dispõe de outras pequenas unidades industriais, nomeadamente na área da transformação de madeiras, da salsicharia, materiais de construção, da construção e comercialização de móveis e na área da transformação dos metais.

Relativamente ao sector terciário, a freguesia de Madalena dispõe de pequenas unidades comerciais disseminadas pelos diversos lugares/povoações, que respondem às necessidades básicas das populações, nomeadamente em termos de oferta de produtos alimentares e bebidas. Casas afamadas na área da restauração e venda de bebidas podemos encontrar no Paço da Comenda, Cem Soldos, Murteira, Caniçal e no Carvalhal Pequeno.

Quer a norte, que a sul da freguesia encontramos alguns estabelecimentos comerciais que nos oferecem produtos tão variados como roupas e/ou calçado e, sobretudo, põem à disposição dos consumidores, um sem número de produtos, normalmente apenas comercializados em casa da especialidade como sendo Retrosarias, Drogarias ou Lojas de Ferragens, a preços muito competitivos, que evitam, muitas vezes, a deslocação à sede do concelho, quando os mesmos fazem falta.

Mas se por outro lado, o que pretendemos é adquirir um bom vinho maduro, produzido na freguesia, visitamos o Marmeleiro, o Solar dos Loendros ou dirigimo-nos ao Casal das Freiras e, em ambos os casos, podemos adquirir vinhos “colheita do ano” ou “reserva” devidamente certificados e galardoados em diversos concursos nacionais e internacionais em que se têm feito representar.

Na Ramalheira, está sediada uma empresa de transportes de longo curso e uma outra de transportes expresso para mercadorias urgentes de pequeno porte.

Facilmente na área da freguesia se encontram serviços de cabeleireiro/esteticista. Na área dos seguros, dispersos de forma estratégica, temos ao dispor alguns mediadores.

Dada a diversidade de actividades, a localização e a oferta de bens e serviços ao dispor da freguesia, consideramos que a mesma reúne condições que favorecem o desenvolvimento económico e, como primeiro indicador, apontamos o ligeiro aumento da população residente, que se verificou nas últimas décadas.


Acção Social

Na área da protecção social e apoio à terceira idade, existem três entidades, uma Instituição Privada de Solidariedade Social e duas de carácter empresarial, que garantem, no caso do Centro de Dia 4 de Maio, do Paço da Comenda a permanência dos idosos em regime aberto, um serviço de apoio domiciliário e, nos restantes casos a permanência do idoso em regime de internamento em Lar. Estas empresas estão sediadas uma na Murteira e outra no Corujo.

No campo da saúde, os habitantes da Madalena repartem-se por três extensões médicas do Centro de Saúde de Tomar, sediadas respectivamente em: Porto da Lage, Cem Soldos e Carvalhal Grande. Para além das consultas do Médico de Família, funcionam Serviços de Enfermagem em qualquer das extensões, estando assegurados os domicílios para os doentes acamados.


Educação/Ensino

Tendo em conta as características da população, já referidas, facilmente se percebe porque dispõe esta freguesia de 8 estabelecimentos de educação / ensino. Destes 4 são estabelecimentos de Educação Pré-Escolar e 4 são escolas que ministram o primeiro ciclo do ensino básico.

Os Jardins-de-Infância, igualmente repartidos pela freguesia situam-se em: Cem Soldos, Marmeleiro, Porto da Lage e S. Miguel e servem uma população de crianças dos 3 aos 6 anos de idade. Destes, apenas o de Cem Soldos tem funciona, num edifício construído para o efeito. Os restantes, funcionam nos edifícios das Escolas do 1º Ciclo do Ensino Básico. Algumas crianças da Charneca do Maxial, Maxial e Juncais de Baixo, frequentam o Jardim de Infância das Cabeças, freguesia de S. João Batista, que lhes fica mais próximo da residência, para além do facto de se situar no eixo rodoviário mais favorável de acesso a Tomar.

As 4 Escolas do 1º Ciclo do Ensino Básico estão sediadas nos lugares de: Cem Soldos, Marmeleiro, Porto da Lage e S. Miguel. Abrangem um universo de alunos do 1º ao 4º ano de escolaridade. Todas funcionam em edifícios construídos para o efeito. A Escola de Porto da Lage, construída na década de 90 dispõe de óptimas condições para o processo de ensino/aprendizagem e a sua concepção responde às necessidades do processo educativo.


Turismo

Para alojamento de visitantes, apenas esta Freguesia dispõe de uma Quinta magnífica, onde se pratica Turismo Rural e onde o visitante para além da hospedagem pode desfrutar do sossego e da amabilidade da população da aldeia vizinha. A Quinta da Anunciada Velha, sita junto a Cem Soldos, tem acesso directo pela Estrada Nacional 349-3 e fica a uns escassos 5 Km da cidade de Tomar.

Duas Casas Agrícolas, essencialmente dedicadas à produção de vinho, fazem igualmente as delícias dos visitantes, nomeadamente na época em que é possível acompanhar o processo da vindima e o fabrico do vinho. A Casa Agrícola Solar dos Loendros, no Marmeleiro e o Casal das Freiras, ambas integradas na Rota do Vinho do Ribatejo, atraem muitos visitantes e constituem espaços de agradável passeio e repouso.

O Museu Etnológico do Caniçal, marcadamente artesanal, constitui um ponto obrigatório de paragem para quem nos visita e pretende saber um pouco mais da Festa dos Tabuleiros e de outros usos e costumes da região.

Na área da Restauração, por quase todas as localidades da freguesia se podem saborear, alguns pratos típicos que se devem acompanhar com o bom vinho da região.

Movimento Associativo

COLETIVIDADES

Cultura, Desporto, Recreio, Ocupação de Tempos Livres e Solidariedade Social.

A Freguesia tem várias associações, cujo objetivo é a promoção de atividades, quer desportivas, quer culturais, e a dinamização do convívio entre os diversos escalões etários da população, bem como também algum apoio social, sendo o mais notório nesta área o Centro de Dia Quatro de Maio, uma das valências da ACDSS de Paço da Comenda.


Agrupamento 837 – Cem Soldos - do Corpo Nacional de Escutas

Associação Cultural Recreativa e de Melhoramentos “Tempo Livre” – Marmeleiro e Capela

Associação de Cultura, Desporto e Solidariedade Social de Paço da Comenda

Associação Recreativa e Cultural “Os 4 Unidos” - Caniçal, Carvalhal Pequeno, Murteira e São Miguel

Associação Recreativa e Desportiva da Charneca do Maxial

Centro Cultural e Recreativo do Porto da Lage

Centro Cultural e Desportivo de Porto Mendo

Clube de Caçadores da Freguesia de Madalena

Sport Club Operário de Cem Soldos


Todas estas Associações, com exceção de Porto da Lage, dispõem de espaços próprios para o desenvolvimento das suas atividades.

Ligações externas

Referências

  1. «População residente, segundo a dimensão dos lugares, população isolada, embarcada, corpo diplomático e sexo, por idade (ano a ano)». Informação no separador "Q601_Centro". Instituto Nacional de Estatística. Consultado em 3 de Março de 2014 
Ícone de esboço Este artigo sobre freguesias portuguesas é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.