Arena: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
m Removendo "Arenadabaixada.jpg", por ter sido apagado no Commons por Fastily: commons:Commons:Deletion requests/File:Arenadabaixada.jpg
precisão da citação latina e das referências romanas
Linha 13: Linha 13:
[[Ficheiro:London 2012 Olympic Basketball Arena.jpg|thumb|left|[[Arena de Basquete de Londres]], estrutura temporária.]]
[[Ficheiro:London 2012 Olympic Basketball Arena.jpg|thumb|left|[[Arena de Basquete de Londres]], estrutura temporária.]]


A palavra vem do latim ''arena'', que significa "areia", que na época do [[Império Romano]], os [[gladiador]]es lutavam em uma superfície coberta por areia, para absorver o sangue. Em espanhol, a palavra carrega dois significados. A [[tourada]] é realizada em uma ''arena'' (ou ''plaza de toros'', literalmente "[[praça de touros]]") e seu piso também é coberto com areia (especificamente ''[[albero]]'').
A palavra vem do latim ''(h)arena'', que significa "areia". Na época do [[Império Romano]], os [[gladiador]]es lutavam em uma superfície coberta por areia, que absorvia o sangue. Em espanhol, a palavra carrega dois significados. A [[tourada]] é realizada em uma ''arena'' (ou ''plaza de toros'', literalmente "[[praça de touros]]") e seu piso também é coberto com areia (especificamente ''[[albero]]'').


== {{Ver também}} ==
== {{Ver também}} ==

Revisão das 19h47min de 5 de junho de 2014

 Nota: Para outros significados, veja Arena (desambiguação).
Ginásio Mineirinho, Belo Horizonte.
Arena do Grêmio, em Porto Alegre, um complexo multiuso.


Uma arena é uma área fechada, quase sempre de forma circular ou oval, desenhada para apresentações musicais, teatrais ou eventos esportivos. É composta de um grande espaço aberto ao centro, rodeado por corredores e acentos para os espectadores. A característica chave de uma arena é que o lugar onde se realiza o evento, fica no ponto mais baixo, permitindo uma grande visibilidade. Teoricamente uma arena é projetada para acomodar um grande número de espectadores.

O termo arena muitas vezes é utilizado como sinônimo para se referir a um estádio. A utilização de um termo sobre o outro, tem muito a ver com o tipo de evento que se realiza em cada recinto. O futebol é tipicamente jogado em um estádio, enquanto o basquete, o vôlei e o hóquei, por exemplo, são tipicamente jogados em uma arena. Usualmente arena se refere a um lugar fechado, o que a diferencia do estádio.

TD Garden, arena do time de basquete americano Boston Celtics.
Arena de Basquete de Londres, estrutura temporária.

A palavra vem do latim (h)arena, que significa "areia". Na época do Império Romano, os gladiadores lutavam em uma superfície coberta por areia, que absorvia o sangue. Em espanhol, a palavra carrega dois significados. A tourada é realizada em uma arena (ou plaza de toros, literalmente "praça de touros") e seu piso também é coberto com areia (especificamente albero).

Ver também