Asaphus: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Linha 19: Linha 19:
''A. platyurus''<br />
''A. platyurus''<br />
}}
}}
'''Asaphus''' foi um gênero de [[trilobites]] que viveu no período [[Ordoviciano]], entre 504 e 441 milhões de anos atrás.
'''Asaphus''' foi um gênero de [[trilobites]] que viveu no período [[Ordoviciano]], há cerca de 504 a 441 milhões de anos.


== Características ==
== Características ==
Os ''Asaphus'' mediam entre 3 e 17&nbsp;cm de comprimento (''A. platyurus'' tinha em média 10&nbsp;cm), viviam em ambientes [[bentônicos]] e eram [[necrófagos]], ou seja, se alimentavem de carcaças. A característica mais marcante nestes [[trilobites]] eram os olhos pendunculados, isto é, sobre antenas, indicando que o animal poderia move-los de forma independente um do outro (como fazem o atual [[camaleão]]), podendo olhar com um em cada direção, esta característica certamente o permitia perceber a aproximação de predadores por qualquer ângulo.
Os ''Asaphus'' mediam entre 3 e 17&nbsp;cm de comprimento (''A. platyurus'' tinha em média 10&nbsp;cm), viviam em ambientes [[bentônicos]] e eram [[necrófagos]], ou seja, se alimentavam de carcaças. A característica mais marcante nestes [[trilobites]] eram os olhos pedunculados, isto é, sobre antenas, indicando que o animal poderia move-los de forma independente um do outro (como fazem o atual [[camaleão]]), podendo olhar com um em cada direção, esta característica certamente o permitia perceber a aproximação de predadores por qualquer ângulo.


== Espécies ==
== Espécies ==
Existem cerca de 30 espécies classificadas neste gênero, sendo a mais antiga a ''Asaphus broggeri'', da qual, se acretida, terem se originado as demais. Todas as espécies desapareceram na extinção massiva no final do período [[Ordoviciano]].
Existem cerca de 30 espécies classificadas neste gênero, sendo a mais antiga a ''Asaphus broggeri'', da qual se acredita terem se originado as demais. Todas as espécies desapareceram na extinção massiva no final do período [[Ordoviciano]].


{{esboço-artrópode}}
{{esboço-artrópode}}
Linha 33: Linha 33:
[[Categoria:Fósseis da Estônia]]
[[Categoria:Fósseis da Estônia]]
[[Categoria:Fósseis da Rússia]]
[[Categoria:Fósseis da Rússia]]
[[Categoria:Fósseis de Suécia]]
[[Categoria:Fósseis da Suécia]]

Revisão das 17h13min de 31 de janeiro de 2015

Como ler uma infocaixa de taxonomiaAsaphus
Asaphus lepidurus
Asaphus lepidurus
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Arthropoda
Classe: Trilobita
Ordem: Asaphida
Família: Asaphidae
Gênero: Asaphus
Algumas Espécies
A. broggeri

A. kowalewskii
A. lepidurus
A. platyurus

Asaphus foi um gênero de trilobites que viveu no período Ordoviciano, há cerca de 504 a 441 milhões de anos.

Características

Os Asaphus mediam entre 3 e 17 cm de comprimento (A. platyurus tinha em média 10 cm), viviam em ambientes bentônicos e eram necrófagos, ou seja, se alimentavam de carcaças. A característica mais marcante nestes trilobites eram os olhos pedunculados, isto é, sobre antenas, indicando que o animal poderia move-los de forma independente um do outro (como fazem o atual camaleão), podendo olhar com um em cada direção, esta característica certamente o permitia perceber a aproximação de predadores por qualquer ângulo.

Espécies

Existem cerca de 30 espécies classificadas neste gênero, sendo a mais antiga a Asaphus broggeri, da qual se acredita terem se originado as demais. Todas as espécies desapareceram na extinção massiva no final do período Ordoviciano.

Ícone de esboço Este artigo sobre artrópodes é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.