Gerador elétrico: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Etiquetas: Edição via dispositivo móvel Edição feita através do sítio móvel
Correção ortográfica, exclusivamente.
Etiquetas: Edição via dispositivo móvel Edição feita através do sítio móvel
Linha 1: Linha 1:
Eu queria saber como se cria um jerador de energia portatíl para ajudar algumas famílias q n tem comdiçoes de paga um tarifa de energia muito cara
Eu queria saber como se cria um gerador de energia portatil para ajudar algumas famílias que não tem condições de pagar um tarifa de energia muito cara.


== Características ==
== Características ==

Revisão das 13h14min de 3 de abril de 2015

Eu queria saber como se cria um gerador de energia portatil para ajudar algumas famílias que não tem condições de pagar um tarifa de energia muito cara.

Características

O tipo mais comum de gerador elétrico, o dínamo (gerador de corrente contínua) de uma bicicleta, depende da indução eletromagnética para converter energia mecânica em energia elétrica, a lei básica de indução eletromagnética é baseada na Lei de Faraday de indução combinada com a Lei de Ampere que são matematicamente expressas pela 3º e 4º equações de Maxwell respectivamente.

O dínamo funciona convertendo a energia mecânica contida na rotação do eixo do mesmo que faz com que a intensidade de um campo magnético produzido por um imã permanente que atravessa um conjunto de enrolamentos varie no tempo, o que pela Lei da indução de Faraday leva a indução de tensões nos terminais dos mesmos.

A energia mecânica (muitas vezes proveniente de uma turbina hidráulica, à gás ou a vapor) é utilizada para fazer girar o rotor, o qual induz uma tensão nos terminais dos enrolamentos que ao serem conectados a cargas levam a circulação de correntes elétricas pelos enrolamentos e pela carga.

No caso de um gerador que fornece uma corrente contínua, um interruptor mecânico ou anel comutador alterna o sentido da corrente de forma que a mesma permaneça unidirecional independente do sentido da posição da força eletromotriz induzida pelo campo. Os grandes geradores das usinas geradoras de energia elétrica fornecem corrente alternada e utilizam turbinas hidráulicas e geradores síncronos.

A imagem mostra o topo de um gerador síncrono de usina hidrelétrica sob manutenção.

Há muitos outros tipos de geradores elétricos. Geradores eletrostáticos como a máquina de Wimshurst, e em uma escala maior, os geradores de van de Graaff, são principalmente utilizados em trabalhos especializados que exigem tensões muito altas, mas com uma baixa corrente e potências não muito elevadas. Isso se deve pelo fato de nesses tipos de gerador, a densidade volumétrica de energia não é pequena, ou seja, para que se tenha uma grande quantidade de energia sendo convertida é necessário um grande volume por parte da estrutura do gerador.

O mesmo não ocorre nos geradores que operam baseados em princípios eletromagnéticos pois os mesmos permitem uma concentração volumétrica de energia bem maior.

Um dos exemplos de aplicação é no fornecimento de energia para os aceleradores de partículas.

História

O gerador elétrico foi inventado em 1866 por Werner von Siemens, co-fundador da Siemens AG.

Tipos de geradores que convertem energia mecânica em elétrica

  • Gerador Síncrono
  • Gerador de indução ou Gerador Assíncrono
  • Gerador de Corrente contínua
  • Motores elétricos desempenham a função inversa, ou seja, convertem energia elétrica em energia mecânica e construtivamente são semelhantes aos geradores, pois se baseiam no mesmo princípio de conversão.

Tipos de motores elétricos que convertem energia elétrica em energia mecânica

  • Motor Síncrono
  • Motor de indução ou Motor Assíncrono
  • Motor de dinheiro

Tipo de gerador que converte energia química em elétrica

  • Geradores de célula à combustível ou célula de combustível
  • Pilhas

Tipo de gerador que converte diretamente a energia luminosa do Sol em elétrica

  • Geradores fotovoltáicos

Ver também

Ligações externas