João Rodrigues Pereira de Almeida: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Linha 49: Linha 49:
[[Categoria:Proprietários rurais de Minas Gerais]]
[[Categoria:Proprietários rurais de Minas Gerais]]
[[Categoria:Baronatos do Brasil]]
[[Categoria:Baronatos do Brasil]]
[[Categoria:Políticos de Minas Gerais]]
[[Categoria:Deputados do Império do Brasil]]

Revisão das 03h43min de 4 de abril de 2016

João Rodrigues Pereira de Almeida

João Rodrigues Pereira de Almeida, primeiro e único barão de Ubá (? —?), foi um magistrado e fazendeiro, político e comerciante brasileiro. Dono de propriedades rurais em Vassouras, Valença e em São João del-Rei, era ainda proprietário de alguns navios negreiros, imóveis no Rio de Janeiro e Lisboa, para além de sócio da firma comercial Joaquim Pereira de Almeida & Companhia -- cujo dono provavelmente era um familiar --, para além de comerciante na Côrte e cambista.

De situação abastada, o negociante possuía influência na vida pública desde a chegada da família real. Já em 1808, foi nomeado deputado à Real Junta do Comércio; no ano seguinte, tornar-se-ia diretor do Banco do Brasil. Ainda em 1821, durante o período do Brasil Reino, foi nomeado deputado às Côrtes constitucionais de Lisboa, representando a província do Rio de Janeiro, a fim de debater, junto às outras deputações brasileiras e d'outros territórios ultramarinos, a Carta que se estava a elaborar.

Agraciado com a Ordem Militar de Cristo. Recebeu o baronato por decreto de 12 de outubro de 1828. O título faz referência à fazenda que o nobre possuía em Vassouras; em tupi, é o nome que se dá à cana-do-rio.

Casou-se com Carolina Valluty.

Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.